15/06/13

AVIAÇÃO & DEFESA - CAÇA RUSSO SUKHOI T-50 SUPERA AS EXPECTATIVAS


CAÇA RUSSO T-50 SUPERA AS EXPECTATIVAS 

[foto:aircombatcb.blogspot.com]

(...)e Rússia poderá ter novo porta-aviões. 

 Segundo o site Voz da Russia, continuam os testes dos protótipos do caça russo da quinta geração T-50 construído pela empresa aeronáutica Sukhoi.


[video:RussiaToday/via:Youtube.com]

 Ao examinar os resultados de mais de 500 voos de teste, os desenvolvedores afirmam que a aeronave superou todas as expectativas. O piloto de testes do T-50, Serguei Bogdan, destaca que os sistemas computadorizados e a “inteligência artificial” do avião garantem a segurança do voo. 

Os desenvolvedores afirmam que o caça supera o norte-americano F-22 Raptor nas caraterísticas de velocidade e capacidade de manobra, enquanto o revestimento do T-50 faz o avião “invisível” para radares. 

 A produção em série da aeronave de combate está agendada para 2015. 

 Novo porta-aviões

 A Rússia poderá iniciar a construção de um porta-aviões moderno. É possível que no programa de desenvolvimento de armamentos, planejado para até 2025, apareça uma clausula a esse respeito, disse o vice-ministro da Defesa da Rússia, Iuri Borisov. Segundo ele, a indústria russa está pronta para tal empreendimento. 


[foto:tecnologiamilitareaeronautica.blogspot.com]

 O Instituto de Pesquisa Krylov em São Petersburgo – o principal centro de desenvolvimento de navios marinhos – apresentou três opções para um moderno porta-aviões russo, com diferentes deslocamentos e arranjos. 
[foto:www.naval.com.br ]

A construção de porta-aviões pesados exige gastos enormes. No entanto, esta área está agora sendo ativamente desenvolvida pelos EUA e outros países. A Rússia tem hoje apenas um cruzador pesado de transporte de aviões – o Admiral Kuznetsov. Mas o país necessita de mais em serviço, pelo menos dois mais da mesma classe, acredita o vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos, Konstantin Sivkov: “A Rússia deve ter uma frota de porta-aviões poderosa, nem que seja somente por ser um centro geopolítico de poder da Eurásia. 

Não tendo tal frota, a Rússia não é capaz de garantir apoio por medidas de força militar da sua política externa nas áreas remotas do mundo. 

Acabei de chegar do México, e os representantes dos países da América Latina diziam que querem ver a presença russa na região. Para que essa presença seja sustentável, ela deve se basear em poderio naval, o qual é garantido justamente por porta-aviões”. 

 Mas para construir navios desta classe são necessários, além de dinheiro, sérias bases em tecnológica. Segundo Konstantin Sivkov, tudo isto existe hoje na Rússia: “A empresa Sevmash, hoje em dia, com seu equipamento industrial, é capaz de construir tais navios com um deslocamento de 70 a 90 mil toneladas. Atualmente, a Sevmash está construindo navios civis desse deslocamento. Portanto, a empresa será bem capaz de construir um porta-aviões assim. Naturalmente, será necessário fazer uma reconstrução e reequipamento técnico da fábrica, e para isso será necessário dinheiro”. 

 Quanto à utilização de porta-aviões, eles deverão estar presentes, em primeiro lugar, no Oceano Pacífico e na zona operacional da Frota do Norte, acredita o editor-executivo da Revista Militar Independente, Viktor Litovkin: “O mar Negro é uma piscina fechada, não há nenhuma razão para ter um porta-aviões lá". 

No Mar Báltico a situação é igual.

 Mas nas frotas do Norte e do Pacífico eles podem existir, especialmente já que tanto numa frota como noutra, temos grandes bases de submarinos nucleares. 

 Segundo Konstantin Sivkov, a zona de ação dos porta-aviões em tempo de paz pode ser o Atlântico, o Mediterrâneo, o Oceano Índico, o Pacífico Sul e Central. Em tempo de guerra, as principais áreas de patrulha será a zona do Mar de Barents, e no Oceano Pacífico é a área adjacente à península de Kamchatka. Lá, os porta-aviões devem repelir ataques aéreos e garantir a operação de forças de ataque para destruir grupos de porta-aviões do inimigo.

 Segundo salientou o vice-ministro da Defesa, Iuri Borisov, a capacidade da indústria naval permite hoje já a começar a realização de um projeto de construção de um porta-aviões moderno. 

 FONTE: Voz da Rússia -via:CAVOK

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