24/06/2013

AVIAÇÃO & TECNOLOGIA - A Tecnologia em prol da Legislação


Tecnologia mudando a Legislação 

[foto:www.airliners.net]

Hoje durante uma rotineira busca de informações para um clipping, chamou-me a atenção um artigo do Caderno de Negócios do Estadão que dizia que a ANAC anunciou dois processos de audiência pública envolvendo o avião Embraer EMB-550. 

Ambas tratam da “proposta de estabelecimento de condição especial a ser incorporada à base de certificação do projeto de tipo do avião…” A audiência de Julho de 2013 discutirá a “recuperação de manobra por um sistema automático de voo” enquanto a de Agosto tratará do uso de película hidrofóbica no lugar de limpadores de para-brisas. 

Aparentemente, o que vemos são exemplos de adequação da legislação vigente às novas tecnologias utilizadas na aviação comercial. 

 Alguns poderiam dizer que um problema burocrático de pais atrasado, onde as leis sempre estão atrasadas, mas uma rápida pesquisa pelo termo EMB-550 no Google, revela que no www.federalregister.gov (espécie de Diário Oficial Americano) existem diversos registros para condições especiais emitidas para a liberação deste projeto da Embraer.

 Quase todos iniciam com o texto: “These special conditions are issued for the Embraer S.A. Model EMB-550 airplane. This airplane will have a novel or unusual design feature, specifically new control architecture and a full digital flight control system which provides flight envelope protections.” Porque será que a Embraer é a terceira fabricante de aviões no mundo? 

 Fonte: Estadão -via:CAVOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação