07/04/2010

Solar Impulse Make the Firt Take off

Solar Impulse Make the Firt Take off

A aeronave Solar Impulse HB-SIA decolou hoje na Suíça para seu primeiro voo. (Foto: Solar Impulse)



A aeronave Solar Impulse, o protótipo de uma aeronave projetada para voar ao redor do mundo utilizando apenas energia solar, efetuou seu primeiro voo real hoje, dia 7.

À medida que o Sol começou a brilhar na cidade de Payerne, na Suíça, a aeronave movida por 12.000 células solares voou por 87 minutos numa altitude de até 4.000 pés.

O fundador do programa Solar Impulse Bertrand Piccard chamou o voo inaugural de um passou crucial no caminho para atingir o objetivo de circunavegar o globo terrestre na nada usual aeronave.

Num comunicado da equipe Solar Impulse, Piccard disse estar aliviado após teer efetuado o primeiro voo depois de sete anos de trabalho intenso.

A aeronave HB-SIA decola de Payerne, na Suíça, para o primeiro voo. (Foto: Solar Impulse)

“Essa primeira missão foi a fase de maior risco de todo projeto,” disse Piccard. “Oitenta e sete minutos de intensas emoções após sete anos de pesquisa, testes e muita perseverança.

Nunca uma aeronava tão leve e grande havia voado anteriormente!”

Os painéis solares podem ser vistos sobre as asas do Solar Impulse. (Foto: Solar Impulse)

A aeronave, conhecida pelo seu prefixo HB-SIA, possui uma envergadura de um Boeing 747 Jumbo e pesa o memso que um automóvel sedan de médio porte.

Ela havia feito um pequeno voo, chamado de um “salto de pulga” pela equipe, no mês de dezembro de 2009, quando a aeronave elevou-se numa altura de cerca de um metro da pista e voou por cerca de 100 metros.

Hoje o voo não demonstrou apenas que a aeronave pode voar, como também ela pode pemanecer por longos peíodos no ar, em altas altitudes, suficiente para começarem os testes básicos de voo.

Detalhe do cockpit do HB-SIA durante o voo, com o piloto de teste Markus Scherdel nos controles. (Foto: Solar Impulse)

“Este primeiro voo foi para mim o mais intenso momento,” disse o piloto de teste Markus Scherdel, após sair do cockpit da aeronave solar.

Durante o voo, a HB-SIA, decolou com uma velocidade de apenas 30 mph e num relativo espaço curto de pista. Os quatro motores elétricos de 10HP forneceram uma potência suficiente para atingir uma velocidade de cruzeiro entre 40 e 45 mph.

E apenas informando, a Solar Impulse não bateu nenhum recorde de velocidade no voo.

A aeronave de 63 metros de envergadura sobrevoou as fazendas da Suíça durante o voo. (Foto: Solar Impulse)

Scherdel disse que o primeiro voo foi de familiarização no voo para ele e para a equipe.

“A execução de várias manobras (curvas, fase de simulação de aproximação) foram projetadas para sentir a aeronavee verificar a manobrabilidade,” disse Scherdel. Apesar do imenso tamanho das asas e do peso leve, a equipe achou que a aeronave atingiu as expectativas.

A aeronave voou durante 87 minutos no primeiro voo. (Foto: Solar Impulse)

A envergadura do HB-SIA é de 63 metros, cerca de 3 metros a mais que o Boeing 787 Dreamliner. Mas a Solar Impulse pesa apenas 1 tonelada e meia, carregada para o voo, cerca de 227 toneladas a menos que o 787.

Estão previstos testes de voos noturnos antes do final desse ano. (Foto: Solar Impulse)

Após mais testes de voo movidos a energia solar, a equipe do Solar Impulse espera efetuar testes noturnos ainda esse ano.

Durante esses voos, a equipe examinará a viabilidade de planejar um calendário para a volta ao mundo com a aeronave solar.

O plano é subir em altas altitudes durante o dia, e coordenar a altitude com a velocidade, complementando com a energia das baterias, para continuar voando durante a noite.

Eles espera voar em turnos de 36 horas.

Piccard disse que os vários anos de trabalho valeram a pena hoje, mas que o trabalho ainda está apenas começando.

A aeronave HB-SIA nos preparativos finais para o pouso em Payerne. (Foto: Solar Impulse)

A volta ao mundo com da solar Impulse está programado para ocorrer em 2012 com uma versão melhorada do HB-SIA.

O voo deverá ocorrer em estágios com pilotos se alternando e uma equipe no solo prestando atenção com cuidado na previsão do tempo, devido a delicada operação da aeronave solar.


Fonte:Cavok/Video :Youtube.com/Fotos: Solar Impulse

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