23/02/2013

GEOPOLÍTICA - Coreia do Norte alerta EUA às vésperas de exercícios de guerra [North Korea warns U.S. on the eve of war exercises]


Coréia do Norte alerta EUA às vésperas de exercícios de guerra 

[foto:REUTERS]
 SEUL, 23 de Fev (Reuters) - A Coreia do Norte alertou o principal comandante dos EUA sediado na Coreia do Sul de que suas forças sofrerão "uma destruição penosa" se levarem adiante os exercícios de guerra planejados com tropas sul-coreanas, informou a mídia estatal norte-coreana neste sábado. 
[foto:www.nknews.org]
 Pak Rim-su, principal delegado da missão militar norte-coreana no vilarejo de Panmunjom, oficialmente em trégua, transmitiu a mensagem por telefone ao general James Thurman, comandante das Forças dos EUA-Coreia do Sul, afirmou a agência de notícias KCNA. 



O fato ocorreu em meio à escalada nas tensões na península coreana na esteira do terceiro teste nuclear da Coreia do Norte no início do mês, um desafio às resoluções da ONU que despertou o repúdio da comunidade internacional. Uma mensagem direta da missão em Panmunjom ao comandante norte-americano é rara. 


[Foto: DefesaNet - Manobra conjunta da Marinha norte-americana com a Marinha japonesa - Exercise Keen Sword 2013]


 O Comando Combinado das Forças EUA-Coreia do Sul irá realizar uma simulação de guerra virtual anual, apelidada de Key Resolve (Determinação Essencial, em tradução livre), entre 11 e 25 de março, envolvendo 10 mil soldados sul-coreanos e 3.500 norte-americanos. 


[vídeo:RTNews - Publicado em:23/12/2010 - via:Youtube.com]

 O comando ainda planeja conduzir exercícios conjuntos com manobras em terra, mar e ar. Cerca de 200 mil soldados sul-coreanos e 10 mil norte-americanos devem ser mobilizados durante o exercício de dois meses de duração, que começa em 1º de março. "Se seu lado desencadear uma guerra de agressão realizando exercícios militares conjuntos levianos... neste momento perigoso, a partir deste momento seu destino estará por um fio a cada hora", teria dito Pak. "Seria melhor vocês terem em mente que aqueles que desencadearem uma guerra estão destinados a uma destruição penosa".

 Washington e Seul realizam exercícios regularmente, que dizem ser puramente defensivos.


Fonte:REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação