10/02/13

CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - Robô Curiosity, da NASA, recolhe amostras de rocha em Marte[collect rock samples on Mars]


Robô Curiosity, da NASA, recolhe amostras de rocha em Marte[collect rock samples on Mars] 

Curiosity's First Sample Drilling
[foto:jpl.nasa.gov]
 WASHINGTON, 9 Fev (Reuters) - Pela primeira vez, o jipe-robô Curiosity, da NASA, usou uma broca para coletar amostras de rochas de Marte, que podem oferecer evidência de um possível ambiente com água no passado, afirmou neste sábado a agência especial dos Estados Unidos. 


[vídeo:Publicado em 15/01/2013,por:VideoFromSpace - Via:Youtube.com]

 Ao cavar 6,4 cm de rocha sedimentar, o Curiosity coletou pó da pedra e irá analisar o material, usando seus próprios instrumentos de laboratório, informou a NASA em comunicado. 

Essa é a primeira vez que um robô coletou amostrar de Marte. "O robô planetário mais avançado da história é agora um laboratório analítico operando completamente em Marte", afirmou John Grunsfeld, gerente da NASA para a Diretoria de Missões Científicas.

 A Curiosity cavou uma rocha chamada "John Klein", batizada com o nome de um gerente de projetos de Marte da NASA que morreu em 2011. Nos próximos dias, os controladores comandarão o braço do robô para processar a amostra. 

This image from the Mars Hand Lens Imager on NASA's Mars rover Curiosity shows the patch of rock cleaned by the first use of the rover's Dust Removal Tool (DRT). The tool is a motorized, wire-bristle brush on the turret at the end of the rover's arm.
[fotos:jpl.nasa.gov]
 A escavação e análise é parte do Projeto de Laboratório Científico de Marte da NASA, que está usando a Curiosity para descobrir se uma região de Marte pode ter sido algum dia um ambiente propício à vida. 




Fonte: REUTERS - (Reportagem de Deborah Zabarenko)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação

Loading...