19/02/13

DEFESA E TECNOLOGIA - Piaggio Aero apresenta sistema aéreo não tripulado P.1HH Hammerhead


 Piaggio Aero apresenta  sistema aéreo não tripulado P.1HH Hammerhead


[foto:www.uasvision.com ]

 A Piaggio Aero Industries, juntamente com a Selex ES, apresentou hoje na IDEX 2013
[International Defence Exhibition and Conference 2013], o Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) Piaggio Aero P.1HH “Hammerhead”. O objetivo do programa P.1HH “HammerHead” é o desenvolvimento de um Sistema Aéreo não Tripulado multi-missão na "estado-da-arte", projetado para atender as necessidades e soluções em  alta tecnologia para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). 

O UAS Piaggio Aero P.1HH inclui uma plataforma de aeronave não tripulada, equipamentos e sistemas de missão específicos e uma estação de controle remoto no solo (GCS). Após dois anos de desenvolvimento, o UAS P.1HH “HammerHead” foi lançado e concluiu com sucesso seu primeiro acionamento do motor e corrida de táxi no dia 14 de fevereiro, numa base da Força Aérea Italiana. 

O primeiro voo do UAS Piaggio Aero P.1HH está previsto para este ano, após a conclusão dos testes de controle do veículo e a integração do Sistema de Gestão, além dos testes nos solo. 


[foto:Cavok]

 A aeronave Piaggio Aero P.1HH possui capacidades automáticas de decolagem e pouso e é capaz de voar a até 45.000 pés, com uma excelente autonomia de 16 horas de voo.

 O UAS Piaggio Aero P.1HH “Hammerhead” também será compatível com os padrões STANAG USAR 4671, permitindo que ele voe tanto em áreas de voos restritas como irrestritas. 

 Assim como o Piaggio Aero MPA – Aeronave de Patrulha Multimissão [ apresentado em julho de 2012], o UAS Piaggio Aero P.1HH “HammerHead” , parte do Sistema Aéreo não Tripulado P.1HH  é um derivado da plataforma Piaggio Aero P.180 Avanti II recém projetada para fins multi-missão como, as missões de vigilância terrestre; aérea ;costeira ; segurança marítima e Offshore bem como, missões COMINT/ELINT e guerra eletrônica.

 Dentre as principais características do UAS P.1HH “HammerHead” estão, uma maior fuselagem, aumento da configuração aerodinâmica com  reforço das asas, proporcionando um aumento da superfície aerodinâmica e envergadura . 


Piaggio hammerhead UAV Luca Peruzzi


[foto:flightglobal]

A configuração aerodinâmica está baseada no desenvolvimento de novas asas, proporcionando uma envergadura de 15,5 m com a alteração posterior do projeto aerodinâmico da versão anterior P.180, mas mantendo a patenteada configuração Canard da Piaggio Aero, agora empregadas em funções e aplicações que somente os projetistas do Piaggio Aero P.180 imaginaram.

 A aeronave P.1HH “HammerHead” possui uma seção externa removível na asa, a fim de garantir o fácil transporte terrestre e proporcionar uma flexibilidade operacional em qualquer ambiente. Esta configuração aerodinâmica modificada passou por extensos testes de baixa e altas velocidades  no túnel de vento para validar tanto o seu design como desempenho.

 O UAS P.1HH “HammerHead” será remotamente controlado a partir de uma estação terrestre autônoma de controle de missão, tanto por uma linha de visada com além do alcance visual usando um sistema de comunicação por satélite. 

O UAS de Piaggio Aero apresenta um sistema de gestão de controle de "estado-da-arte" combinado com um sofisticado terminal de dados aéreos e um personalizado sistema de gerenciamento de missão para o controle de todos os equipamentos específicos de missão.

 A aeronave não tripulada P.1HH “HammerHead” é alimentado por dois motores turboélices Pratt and Whitney Canada PT6-66B, com 950 shp, e apresenta um novo design de hélices Hartzell com cinco pás com baixo ruído. O sistema de propulsão será controlado remotamente por uma unidade de interface de motor que faz parte do veículo de controle e do sistema de gerenciamento do P.1HH. “O programa do Sistema Aéreo não Tripulado P.1HH “HammerHead” representa o projeto mais importante e desafiador para a  Piaggio Aero. 

Ele suporta a visão da Piaggio Aero para se tornar um "Player" de destaque no setor de vigilância e segurança, produzindo tecnologia de ponta de sistemas aéreos não tripulados e de aeronaves de patrulha multimissão de classe mundial”, declarou o Alberto Galassi, CEO da Piaggio Aero Industries. “Os atuais sistemas militares não tripulados são bastante considerados por sua versatilidade para diferentes funções e aplicações”. Sendo idealmente projetado para executar um nível mais elevado de missões sensíveis em ambientes de detecção de patrulha e reconhecimento, o UAS P.1HH irá fornecer sofisticadas capacidades para qualquer necessidade de vigilância e segurança.

 Galassi acrescenta que, “com o desenvolvimento de uma nova geração de aeronaves de patrulha multimissão e sistemas aéreos não tripulados, a Piaggio Aero está criando o seu futuro, com o fundamental apoio de nossos acionistas de classe mundial, a Mubadala Aerospace e a Tata Ltd”.

 A Piaggio Aero selecionou a Selex ES, uma empresa Finmeccanica, para o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Missão, de Gestão de Veículos e, de Sistema de Controle do Terminal de Dados Aéreos e, do Segmento de Controle terrestre para o Piaggio Aero P.1HH “Hammer Head”. 

A Selex ES foi selecionada como uma parceira do UAS Piaggio Aero após um extenso processo de avaliação internacional. 

 A Selex ES garante para Piaggio Aero uma excelente contribuição graças às suas capacidades, produtos e experiência no desenvolvimento do sistemas de vigilância [UAS], contribuindo principalmente com seus aviônicos e sistemas de missão. 

Seu conjunto de sensores como o Radar SeaSpray 7300E, Comunicações e soluções de Data Link, cooperam com a Piaggio Aero para uma integração mais  eficaz.

 O sistema de gestão de missão, basea-se na inovadora tecnologia Selex ES skyISTAR que, irá redefinir o conceito de patrulhamento e missões ISR, para abranger ameaças que vão desde ,ataques terroristas a imigração ilegal, abrangendo ainda a proteção das Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE), infra-estruturas locais e infra-estruturas críticas.



Fonte:CAVOK / Correção de texto e adaptação Voar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação

Loading...