09/12/2012

Motor de aviões revolucionário pode viabilizar velocidade de 3200 km/h


Motor de aviões revolucionário pode viabilizar velocidade de 3200 km/h 


[foto:jalopnik.com]

Engenheiros britânicos criaram um motor para aeronaves que é classificado como a maior inovação em termos de propulsão aeronáutica desde a introdução das turbinas a jato nos anos 1950. 



Enviado em 01/12/2008-via:Youtube.com
Space.co.uk talks to Richard Varvill, Technical Director of Reaction Engines Limited, at IAC 2008

O novo motor, desenvolvido pela Reaction Engines e conhecido como Sabre, refrigera ar de 1000 °C para – 150 °C em apenas um centésimo de segundo. 



 [foto:reactionengines.co.uk]
O Sabre funciona com uma rede de tubos, que envolve diversas partes do motor da aeronave. No interior desses tubos, hélio condensado circula para refrigerar todo o conjunto. De resto, o motor da Reaction funciona como os jatos comuns na hora da decolagem, sugando oxigênio para gerar empuxo. 

Em altitudes maiores, onde o ar é rarefeito, o motor passa a queimar combustível e funciona como um foguete. A solução criada pela Reaction Engines poderá ser aplicada nos projetos de turbinas atuais, permitindo que elas tenham uma capacidade de refrigeração muito maior. Hoje, o grande limitador em termos de velocidade de um avião a jato é o superaquecimento da turbina a partir de determinada faixa de velocidade. 

Com a tecnolgia Sabre, uma aeronave poderia atingir a velocidade de aproximadamente 3200 km/h, valor em que um motor comum derreteria. 

Nessa velocidade seria possível, por exemplo, chegar da Inglaterra à Austrália em apenas quatro horas. Outra vantagem do motor é a possibilidade de ultrapassar o limite da atmosfera terrestre e levar a aeronave para a órbita do planeta. A expectativa da Reaction é vender a tecnologia Sabre para que ela seja aplicada em aviões de carreira.

Alan Bond talks about the heat exchanger testing programme, and its impact on future of air and space travel.-vídeo:robotpignet-via:Youtube.com

 Fonte: Slashgear via Filipe Garrett (TechTudo) -via:desastres aéreos news

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