Empresa brasileira Helipark Taxi Aéreo encomenda helicópteros Kamov Ka-32A11BC
A holding russa de construção de helicópteros Russian Helicopters que pertence à Corporação Industrial Unida OPK Oboronprom assinou um contrato com a operadora brasileira de transporte aéreo Helipark Táxi Aereo para o fornecimento do helicóptero multifuncional Ka-32A11BC.
O helicóptero será usado no setor civil da economia brasileira para o transporte comercial de bens industriais na suspensão externa.
A aquisição do Ka-32A11BC foi um projeto piloto da Helipark Taxi Aereo para a expansão da sua frota de helicópteros.
A empresa não exclui a possibilidade de aumentar no futuro o volume de encomendas deste modelo do helicóptero russo.
No caso de assinatura de novos contratos, a holding Russian Helicopters e a Helipark Taxi Aereo poderão considerar a possibilidade da criação de um centro de serviço russo-brasileiro para a manutenção conjunta do Ka-32A11BC.
A entrega do Ka-32A11BC está prevista para o ano de 2011. Atualmente está se realizando a certificação do Ka-32A11BC no Brasil.
Supõe-se que este processo poderá estar concluído ainda durante 2011.
O helicóptero russo multifuncional resistente a condições meteorológicas Ka-32A11BC possui certificados de navegação em vários países da América do Norte, Ásia e Europa.
Hoje em dia, os helicópteros Ka-32 com várias modificações têm sido operados com sucesso em Espanha, Portugal, Suíça, Canadá, Coréia do Sul, Taiwan, Japão, China e outros países.
Na América Latina, o Ka-32A11BC foi usado no Chile durante os períodos de fogo, assim como no desenvolvimento de infra-estruturas de instalações industriais no Brasil e no Peru.
Na Coréia do Sul, a frota do Ka-32 conta com mais de 60 unidades utilizadas na aviação florestal no combate a incêndios bem como na Marinha.
“O helicóptero Ka-32A11BC apresentou excelentes resultados em condições da umidade tropical e altas temperaturas típicas da selva brasileira. Verificámos isso observando os vôos do Ka-32A11BC que pertence a uma companhia canadense que realiza trabalhos no Brasil em termos de terceirização.Estou muito impressionado com a confiabilidade e a capacidade de carga do Ka-32A11BC em comparação com outros helicópteros da sua classe”,- disse o presidente da Taxi Helipark Aereo, o Sr. João Velloso.
“Nós consideramos a aquisição do Ka-32A11BC pela empresa brasileira como sendo a primeira para este país.
O potencial do Ka-32A11BC não se limita ao tráfego de mercadorias. Este helicóptero provou ser também um excelente veículo de combate a fogo e de resgate.
Os especialistas na área de tecnologia de combate a incêndios por helicóptero consideram-no um dos melhores na sua categoria”, – declarou o diretor geral da holding Russian Helicopters Dmitri Petrov.
O helicóptero Ka-32A11BC é desenvolvido pelo escritório de design Kamov que faz parte da holding Russian Helicopters.
A produção em série do Ka-32A11BC é estabelecida na Kumertau Aircraft Production Enterprise.
Há data presente já foram construídos mais de 140 aparelhos que operam em mais de 30 países do mundo.
O esquema coaxial no estábulo do helicóptero possui uma série de vantagens importantes em termos de estabilidade e manobrabilidade ao trabalhar na área de incêndio sob condições atmosféricas instáveis.
A composição do equipamento principal do Ka-32A11BC tem mais de 40 opções diferentes.
Estas incluem sistemas como o Bambi Bucket e o Simplex, pistolas de água para incêndios horizontais, cabines de transporte e resgate dobráveis e outros equipamentos.
O helicóptero é muito utilizado como um transportador de carga na suspensão externa de qualidade e um guindaste para a instalação de estruturas altas e complexas.
Prevê-se que após a execução das obrigações contratuais pela holding Russian Helicopters, o helicóptero Ka-32A11BC encomendado pela Helipark Taxi Aereo tornar-se-á o terceiro helicóptero civil produzido na Rússia e fornecido para o Brasil.
Anteriormente, em novembro de 2010, os helicópteros russos multifuncionais Mi-171A1 venceram o concurso da petrolífera estatal brasileira Petrobras para o direito de executar trabalhos na bacia amazônica.
A entrega de dois Mi-171A1 ao Brasil está prevista para 2011.
Além disso, ao abrigo do contrato com a Empresa Estatal Federal Unitária FGUP Rosoboronexport, é efetuado ao Brasil o fornecimento de helicópteros de combate russos Mi-35M produzidos pela Rostvertol que também faz parte da holding Russian Helicopters.
Atualmente, conforme o contrato, para o lado brasileiro passaram seis veículos. Prevê-se que o último lote de helicópteros Mi-35M poderá ser entregue ao Brasil até o final de 2011.
As informações detalhadas sobre o helicóptero russo Ka-32A11BC podem ser obtidas na feira internacional da aviação Heli-Expo 2011 que terá lugar de 5 a 8 de março de 2011 em Orlando, EUA.
A exposição russa é apresentada no Orange County Convention Center – North/South Building no stand 628.
Fonte:Cavok/Video:Youtube.com/foto:Airliners.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar e enviar seu comentário
Voar News Agradece pela sua participação