24/09/2010

Tripulantes da Estação Espacial adiam volta à Terra

Tripulantes da Estação Espacial adiam volta à Terra


Souyz leaving the International Space Station

Por Conor Humphries

KOROLYOV, Rússia (Reuters) - Três astronautas abortaram nesta sexta-feira o retorno de sua espaçonave à Terra, depois de um problema que impediu a cápsula de se separar da Estação Espacial Internacional.

"Esta situação nunca aconteceu antes", disse uma porta-voz do Controle Russo da Missão, perto de Moscou, enquanto os técnicos tentavam determinar a causa do problema.

A norte-americana Tracy Caldwell Dyson e os russos Alexander Skvortsov e Mikhail Korniyenko chegaram a se instalar na cápsula Soyuz, mas não conseguiram soltar as travas que mantêm a nave presa à Estação, segundo a porta-voz.

Eles teriam condições técnicas de fazer uma nova tentativa horas depois, mas o problema ainda não estava solucionado.

Anatoly Perminov, chefe da agência espacial russa, disse que o regresso dos astronautas, que estão há quase seis meses no espaço, foi remarcado para sábado.

Perminov afirmou que o mecanismo de atracação teve um defeito porque o computador da Estação Espacial enviou um falso sinal de que a trava não estava completamente fechada. Ele acrescentou que os técnicos não notaram nada de errado nessas travas, e ainda estão tentando entender o defeito.

"Não há razão para pressa", disse ele numa lacônica aparição a jornalistas, na qual não respondeu a perguntas.

O site da Nasa informou que os astronautas enviaram vídeo e fotos de uma pequena engrenagem em forma de estrela, com dois dentes quebrados.

Especialistas estão tentando aferir se isso tem relação com o problema.

As agências espaciais dos EUA e da Rússia decidiram que seus astronautas deveriam voltar à Estação e aguardar o novo embarque com seus colegas Fyodor Yurchikhin, Doug Wheelock e Shannon Walker, que permanecerão no espaço.

"Não vejo nenhum problema técnico na Estação ou em qualquer lugar que possa ameaçar a tripulação", disse Perminov.

Outro funcionário da agência espacial russa, Alexei Krasnov, disse que o pouso agora foi reprogramado para ocorrer no sábado às 9h20 (hora de Moscou; 2h20 em Brasília).

Skvortsov, Korniyenko e Dyson, que chegaram à Estação em 4 de abril, enfrentaram pelo menos mais dois contratempos durante sua estadia.

Em julho, um defeito numa conexão de rádio causou um atraso de dois dias na atracação de uma nave cargueira não-tripulada; em agosto, vários equipamentos pararam devido a falhas na refrigeração.


Fonte:RETERS/Foto:NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação