24/09/2010

Agusta NH-90. Uma solução de asas rotativas para a OTAN

Agusta NH-90. Uma solução de asas rotativas para a OTAN

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A Europa é, definitivamente, o centro dos programas militares conjuntos.


O moderno helicóptero de transporte médio NH-90 é mais um dos inúmeros exemplos dessa colaboração entre as nações do velho continente.

A sigla NH Industries, significa NATO Helicopter (Helicóptero da OTAN) que identifica o nome do fabricante, nada mais é que um consórcio formado pela Eurocopter, Agusta/ Westland e a Fokker.

Inicialmente o consórcio era formado pela Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Holanda que iniciaram os estudos deste projeto em 1985, porém a Inglaterra saiu do programa em 1987, dando segmento a seu projeto do AW-101, um helicóptero mais pesado e caro.

O primeiro vôo do NH-90 se deu ao fim da 1995 e entrou em serviço no exército alemão com um atraso de 2 anos, em 2006. Hoje, 15 nações tem encomendas do NH-90, já colocando o modelo no hall dos helicópteros que tiveram sucesso comercial.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/02/nh-90_022.jpg


O NH-90 foi projetado em duas versões distintas sendo uma naval, chamada de
NH-90NFH (NATO Frigate Helicopter), para ser usado nos navios de guerra das marinhas da OTAN, onde será usado em missões de guerra anti-submarino e guerra anti-superficie.

Para tanto, esta versão é a mais pesadamente armada podendo ser equipada com mísseis antinavio Marte MK-2, desenvolvido pela empresa Oto Melara.

O míssil Marte tem alcance de 30 km e é guiado por radar ativo com apoio de um GPS.


Por enquanto a Itália opera o NH-90NFH com esse armamento.

O míssil AM-39 Exocet não foi integrado, mas é uma possibilidade válida para o modelo francês e os muitos operadores deste clássico míssil antinavio.

Outro armamento disponível para o NH-90NFH são os torpedos MU-90, MK-46 e o Stingray.

Destes, o MU-90, é o mais capaz e moderno, podendo atingir um alvo a 25 km e a uma profundidade máxima de 1000 metros, não deixando chance para nenhum submarino escapar mergulhando.

O NH-90NFH conta com um radar ENR (European Navy radar) desenvolvido pela Thales que fornece capacidade de varredura de 360º e de longo alcance, podendo chegar a 370 km (dados da Thales). Além deste radar o NH-90 NFH tem um sonar de profundidade e um sensor FLIR. Foram instalados sistemas de alerta de aproximação de míssil (MAWS) EADS AN/ AAR-60 MILDS e lançadores de iscas infravermelhas Flares e eletromagnéticas Chaffs Saphir M da


A outra versão deste helicóptero é o
NH-90TTH (Tactical Transport Helicopter) ou “helicóptero de transporte tático”.

Esta versão é capaz de transportar até 20 soldados equipados ou ainda, 2000 kg de cargas externas. No TTH há um FLIR também, para proporcionar capacidade e vôo noturno ou em condições climáticas adversas.

O armamento transportado pelo TTH é limitado a metralhadoras nas portas do helicóptero como a M-134 Minigun, já descrita neste blog que dispara de 3000 a 6000 tiros por minuto em calibre 7,62X51 mm.

O NH-90 usa um sistema de controle de vôo FBW (Fly By Wire) com redundância quádrupla para garantir a segurança do vôo em caso de falha ou avarias de um dos sistemas de controle de vôo.

http://www.navy.gov.au/w/images/Mrh90-1.jpg

A propulsão do NH-90 padrão é feita por 2 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM-322-01/9 que produz 2230 Hp de potência,cada um.

Com essa boa disponibilidade de força, o NH-90 consegue voar a uma velocidade máxima de 300 km/h e atinge uma razão de subida de 480 m/min, o que pode ser considerado muito bom para um helicóptero de transporte.

O alcance é de 800 km na versão TTH e de 1000 km na versão NFH.

Há a opção de uso de um motor alternativo, o norte americano General Eléctric T-700-T6E proporciona uma potência pouco menor, de 2115 Hp cada. A versão italiana do NH-90 foi motorizada com este motor.

Existe um estudo para uma versão especializada em C-SAR (Combat, Search and Rescue), que poderá receber uma sonda de reabastecimento em vôo, placas de blindagem extra no assoalho, sistema datalink além de 4 mísseis ar ar FIM-92 Stinger, bastante eficazes contra outros helicópteros.

http://www.guidomedia.com/allflying/2006af/nh90-0607.jpg

O NH-90 é um excelente e moderno helicóptero de nova geração que tem a seu favor um custo menor que seu concorrente mais direto que é o AW-101 Merlin, já descrito neste blog.

Com um mercado cheio de helicópteros antigos UH-1 ou mesmo, versões iniciais do UH-60 Blackhawk, é de se esperar que o sucesso de vendas do NH-90 continue crescendo trazendo bons dividendos para os países desenvolvedores desta ótima maquina de guerra.

http://altair.com.pl/files/news/2009/06/i-i09-06-048nh-90.jpg



FICHA TÉCNICA

http://www.the-blueprints.com/blueprints-depot/modernplanes/helicopters-c-g/eurocopter-nh90-nato-fh.gif


FICHA TÉCNICA

Propulsão: 2 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM-322-01/9 que produz 2230 Hp de potência cada.
Velocidade máxima: 300 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h.
Alcance: 800 km (TTH) e 1000 km (NFH).
Razão de subida vertical: 480 m/min.
Teto de serviço: 6000 m.
Carga: 20 soldados equipados; Cargas externas de até 2000 kg.
Armamento: (TTH) 2 metralhadoras FN MAG calibre 7,62X51 mm ou M-134 Minigun. (NFH): 2 mísseis antinavio Oto Melara Marte MK-2, Torpedos MU-90, MK-46 e Stingray.




Fonte:Campo de Batalha/Videos:Youtube.com

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