05/09/2010

Boeing 747 da empresa UPS cai em aeroporto de Dubai

Avião de carga cai em base militar de Dubai e dois tripulantes morrem



“Eu vi o avião mergulhar de repente na base e escutei uma grande explosão”, afirmou um morador das redondezas; outras testemunhas disseram que o Boeing estava pegando fogo

Um avião de carga modelo Boeing 747-400 da multinacional americana de logística United Parcel Service Inc (UPS) caiu nesta sexta-feira (3) em um complexo militar logo após deixar o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Dois tripulantes morreram, segundo autoridades locais.



A UPS confirmou o acidente da aeronave, que rumava para Colônia, na Alemanha.

“Eu vi o avião mergulhar de repente na base e escutei uma grande explosão”, afirmou um morador das redondezas.

Uma fonte no governo informou que o avião deixou o aeroporto internacional de Dubai às 18h40 (horário local) e foi redirecionado ao complexo militar após problemas.

Segundo a emissora de TV Al Jazeera, testemunhas disseram que o avião estava pegando fogo antes de cair.

RELATO:Vejam o relato de um piloto que conseguiu fazer uma ponte via rádio com a torre de bahrain center para auxiliar o B-747 da UPS que acabou por se acidentar no complexo militar de Dubai.

UPS B744F

Eu estava fazendo o voo 751, para Istambul, e fiz a ponte com bahrain center.

Ele dizia o tempo todo que estava flying Blind...e o centro pediu para ele mudar de frequencia...

Eu passei a msg do centro e ele respondeu aos gritos que nao podia mudar de frequencia porque nao enxergava nada..

Pediu o aeroporto mais próximo e que dessem um HDG para ele voar direto para a final...Além de pedir altitude e velocidade..

O centro me informava mas as outras aeronaves continuavam transmitindo, o que achei ruim,porque esperava que o centro fosse passar uma frequencia alternativa para as outras aeronaves e manter aquela, 132.12, para o UPS 6 em emergencia...continuando assim, mesmo via ponte, transmitindo, HDG,altitude , velocidade...o que naquele momento era o mais importante para o UPS chegar a Dubai.O que nao ocorreu e essa falta de comunicaçao, na minha opiniao , foi fator decisivo no que ocorreu depois.

HDG 105 para rwy 12 em DXB..

Eles estavam a 60 nm a primeira vez que o centro me informou...20000 e poucos pés e descendo.

O UPS continuava pedindo altitude e velocidade..

O centro ainda perguntou se ele estava vendo o solo. NO WE DIDN T, ou algo parecido,gritando e como e estivessem dizendo: Eu te disse que nao estou vendo nada, seu M----..me de o HDG, altitude e velocidade...

O UPS mantinha 9400 ft, e foi quando o centro pediu para o FDB 229, que decolou após o nosso voo , continuar a ponte...

Neste ponto o UPS estava a 8 nm da rwy 12 a 9000 ft e 270 kt !!!

Sem ver nada ,alto, veloz e com fogo e fumaça a bordo....

O controle ainda perguntou ...se teria possibilidade de fazer um 360 para perder altitude...

HDG 095 para rwy 30 Sharja.

Aí eu apenas escutava, em 132.12..

Altitude 2400 ft, spd 266 kt, descendo, o controle disse rwy posiçao 0300...agora nao sei se ele havia passado de Sharja e a rwy teria ficado a esquerda ou se referia a 12L/30R de DXB.

Altitude 700 ft descending fast..

Altitude 400 ft, you must climb...tell him must climb...

Radar contact lost, UPS 6...

Talvez se no primeiro contato,Bahrain tivesse deixado a freq 132.12,somente com a acft em emergencia ,e as outras acfts em uma freq alternativa, uma vetoraçao muito melhor teria sido

oferecida, e eles nao teriam ficado tao alto e veloz na aproximaçao para Dubai,perdendo o pouso na rwy 12...

Bons voos, .

NOTA:Um aviador experiente, na decada de '80, me disse uma vez: so' duas coisas me preocupam de verdade : FOGO A BORDO E PANE DE FLIGHT CONTROLS.

Infelizmente, pelo que li ate agora, mais um caso de fogo/fumaca a bordo. O aviao bateu no chao aprox 20 minutos apos declarar emergencia. Os pilotos reportaram que tinha tanta fumaca que nao conseguiam mais ver instrumentos ou ate trocar frequencias.

Vamos esperar o resultado da investigacao.....

Resta rezar pelos colegas e suas familias.



Fonte: Globo/ Reuters/Video:G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação