Pampulha volta ao centro da polêmica
Vice-prefeito de BH quer retorno dos voos para Rio, SP e Brasília para aeroporto, enquanto estado aposta em Confins
A polêmica ao redor do aumento de oferta de voos no Aeroporto da Pampulha está de volta.
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, reuniu-se ontem em Brasília com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tratar da revitalização do Aeroporto da Pampulha.
Na reunião, foi discutida a transferência de alguns voos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para a Pampulha.
O foco seriam rotas de Belo Horizonte para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, reuniu-se ontem em Brasília com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tratar da revitalização do Aeroporto da Pampulha.
Na reunião, foi discutida a transferência de alguns voos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para a Pampulha.
O foco seriam rotas de Belo Horizonte para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
“O aeroporto da Pampulha não pode voltar ao caos que era nem ficar praticamente desativado como está.
Tanto a Infraero como a Anac entenderam que a revitalização é necessária. O próximo passo vai ser um encontro com o governador para discutir a questão”, afirmou Carvalho.
A discussão da reabertura de voos na Pampulha volta à tona em momento que o governador Antonio Anastasia não dá nenhum sinal de interesse em transferir voos de Confins.
Tanto a Infraero como a Anac entenderam que a revitalização é necessária. O próximo passo vai ser um encontro com o governador para discutir a questão”, afirmou Carvalho.
A discussão da reabertura de voos na Pampulha volta à tona em momento que o governador Antonio Anastasia não dá nenhum sinal de interesse em transferir voos de Confins.
O governador deve seguir linha próxima da adotada por Aécio Neves no ano passado, que foi contrário à decisão da Anac de derrubar a portaria 993, de 1997, que proibia aeronaves com mais de 50 assentos na Pampulha.
A medida desagradou a Aécio Neves na época, que investiu na Linha Verde – via rápida de acesso ao aeroporto de Confins – e no eixo de desenvolvimento rumo ao aeroporto internacional. Aécio foi taxativo: “A mudança não será implementada”.
A medida desagradou a Aécio Neves na época, que investiu na Linha Verde – via rápida de acesso ao aeroporto de Confins – e no eixo de desenvolvimento rumo ao aeroporto internacional. Aécio foi taxativo: “A mudança não será implementada”.
Desde então, a Anac decidiu fazer estudos sobre a capacidade operacional do terminal, considerando pista, pátio e questões de segurança.
As companhias aéreas Trip e Passaredo são as únicas que operam com voos regulares no aeroporto atualmente. “Gostaríamos de colocar novos voos lá, mas está tudo parado. Desde março do ano passado que só conseguimos fazer alguns ajustes de horário”, afirma Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de vendas e marketing da Trip.
E o aeroporto da Pampulha não inaugurou nenhum voo novo.
As companhias aéreas Trip e Passaredo são as únicas que operam com voos regulares no aeroporto atualmente. “Gostaríamos de colocar novos voos lá, mas está tudo parado. Desde março do ano passado que só conseguimos fazer alguns ajustes de horário”, afirma Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de vendas e marketing da Trip.
Fonte: Estado de Minas-via Direto da Pista
SOU A FAVOR DA ABERTURA DA PAMPULHA EM ALGUNS HORARIOS PARA RJ, SP BSB, VITORIA, SALVADOR .. EM JATOS EMBRAER PARA ATÉ 100 PASSAGEIROS......
ResponderExcluirGRANDES CAPITAIS JAMAIS ABRIRAM MAOS DE SEUS AEROPORTOS CENTRAIS... PAMPULHA COM VOOS PARA O RIO DE JANEIRO,SAO PAULO, BRASILIA, SALVADOR E VITORIA JÁ....... É O POVO QUE QUER.... VOOS QUE DURAM 40 MINUTOS E SAOR DE CONFINS É UMA LOUCURA.. SAO 2,3 HORAS PARA SE CHEGAR LÁ.. AGUARDAMOS PROVIDENCIAS.. PAULO / BH
ResponderExcluirObrigado pela participação
ResponderExcluirPelo que eu entendi os moradores querem a reativação de pampulha Já!! afinal 2.3hrs de viajem até um aeroporto para voos de 40min é realmente inviável, mas parece que o projeto esta parado em alguma mesa burrocrática da ANAC que deveria pensar e repensar nas vantagens que tais voos trariam tanto para os passageiros quanto às empresas como :TRIP ;Passaredo e recentemente a azul que adiquiriu novas aeronaves ATR 72-600 afim de atender Hubs regionais
Realmente a TRIP já opera com voos regulares para pampulha ,seria o caso de rever novos horários
ResponderExcluirVoar News Agradece
OLHA, PAMPULHA TEM PARA BH, A MESMA IMPORTANCIA QUE CONGONHAS E S DUMONT TEM PARA RIO E SP. NAO TEM PORQUE FICAR RESTRITA A APENAS VOOS REGIONAIS. AGORA COM A REFORMA E AMPLIAÇAO QUE A INFRAERO ESTA FAZENDO NO AEROPORTO, SOU PLENAMENTE A FAVOR QUE SEJAM LIBERADOS VOOS TIPO PONTE AEREA PARA O RIO, S PAULO, BRASILIA, SALVADOR E VITORIA, COM AERONAVES DE ATÉ 90 PASSAGEIROS , POIS COM ISTO AS EMPRESAS AZUL, TRIP, AVIANCA, DENTRE OUTRAS PODERIAM CRESCER E SE DESENVOLVER UMA VEZ QUE ELAS NAO TEM VEZ EM CONFINS. COM AS OBRAS E UMA MELHORIA/AMPLIÇAO NA SALA DE DESEMBARQUE COM CERTEZA TERIAMOS O CRESCIMENTO DO TERMINAL E QUEM GANHARIA COM ESTA MEDIDA SERIA BH, QUE JA PERDEU MUITO COM ISTO. AVISEM PRO GOVERNADOR Q
ResponderExcluirObrigado pela Participação
ResponderExcluirO que falta é uma política de Aviação Civil que incentive nossa aviação regional,que leve mais voos e assim amplie nossa malha aeroviária que é muito pouco explorada.
Nossa aviação esta restrita a poucas operadoras que só querem explorar o filão, e esquecem das regiões que tem um grande potencial, e de olho neste filão estão a Azul,TRIP,Passaredo,entre outras,oque falta é o incentivo em ampliar nossa aviação .
mais uma vez Muito Obrigado pela participação volte sempre!
Voar News