18/03/2011

Segundo a ANAC Gol supera a TAM no mercado de aviação doméstico

Gol supera TAM e lidera mercado de aviação doméstico

Constantino de Oliveira Jr., presidente da Gol: share não é foco da empresa, mas liderança é comemorada

Constantino de Oliveira Jr., presidente da Gol: share não é foco da empresa, mas liderança é comemorada


A companhia aérea Gol superou a TAM pela primeira vez e assumiu a liderança no transporte aéreo dentro do Brasil em fevereiro, mostraram dados da Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados na quinta-feira.

De acordo com a Anac, a Gol --que também opera com a bandeira Varig-- ficou com 39,77 por cento de market share nos voos no mercado interno no mês passado, enquanto a TAM aparece na segunda posição com 39,59 por cento.

É a primeira vez pelo menos desde janeiro de 2006 que a TAM é superada, segundo o histórico disponível na Anac, criada após a extinção do Departamento de Aviação Civil (DAC).

Uma assessora de imprensa da Gol, companhia aérea que começou a operar no início de 2001, confirmou que é a primeira vez que a empresa ultrapassa a rival TAM.

Segundo a Anac, as demais empresas elevaram sua participação e juntas ficaram com 20,64 por cento do mercado em fevereiro. A Azul ficou com 7,96 por cento, seguida por WebJet (5,89 por cento), Trip (2,77 por cento) e Avianca --antiga OceanAir (2,58 por cento).

O tráfego total de passageiros em voos no Brasil em fevereiro cresceu 9,34 por cento sobre igual mês do ano passado, informou a Anac. Já a oferta de assentos cresceu em ritmo maior, com avanço de 13,31 por cento na mesma base de comparação.

"A tendência de crescimento do mercado aéreo brasileiro se manteve, mas a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010, de 70,96 para 68,48 por cento", segundo a Anac.

O mercado de voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras teve aumento de 12,19 por cento na demanda, enquanto a oferta subiu 13,28 por cento.

A ocupação nos aviões, nesse caso, passou de 75,35 por cento em fevereiro do ano passado para 74,62 por cento no último mês.

Nas rotas internacionais, a TAM ficou com market share de 85,85 por cento, enquanto a Gol teve 12,92 por cento e a Avianca, 1,22 por cento.

Procurada, a TAM --que está no meio do processo de união com a chilena LAN-- não tinha comentários imediatamente sobre os dados divulgados pela Anac.

Presidente da Gol se diz orgulhoso com liderança

“Embora nossa obsessão não seja com o market share, mas com a segurança e qualidade dos serviços prestados, o controle de custos, a eficiência e a rentabilidade de nossas operações, chegar à liderança do mercado aéreo brasileiro é motivo de orgulho para cada um dos mais de 18 mil colaboradores da companhia”, destaca Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol, ao comentar a liderança de sua empresa no mercado doméstico em fevereiro passado, segundo dados da Anac.

“Essa realização nos mostra que estamos no caminho certo e que nosso modelo de negócios é o mais adequado à realidade do Brasil.

Fomos a primeira companhia aérea a popularizar o transporte aéreo no País em larga escala e mantemos o compromisso de oferecer tarifas competitivas com o objetivo de estimular a demanda”, continua ele.

Em fevereiro, a Gol registrou crescimento de 4,4% em sua demanda sobre o mesmo período de 2010. Seu desempenho, segundo comunicado, tem sido puxado pela estabilidade da economia brasileira e o fortalecimento da nova classe média brasileira, que já representa cerca de 47% dos clientes da companhia.

A Gol transporta hoje mais de 90 mil passageiros por dia em cerca de 900 voos para 51 destinos em todo o País.

Fontes:REUTERS;Panrotas -Por Cesar Bianconi (Reuters) e Artur Luiz Andrade (Panrotas); reportagem adicional de Guillermo Parra-Bernal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação