09/03/2011

Jatos de Kadafi deixam a Líbia em meio a rumores

Jatos de Kadafi deixam a Líbia em meio a rumores sobre envio de emissários a outros países

http://sdp.terra.com.br/ThumBox/freew/cnt347404_h300_a0x0_Kadafi-e-o-ditador-mais-tirano-da-regiao-diz-professor_2011221193256.jpg

CAIRO – Três jatos da família de Muamar Kadafi deixaram a Líbia nesta quarta-feira. Ainda não há confirmação sobre quem estava a bordo das aeronaves, mas fontes indicam que emissários do governo teriam partido em direção a diferentes destinos.

Uma autoridade de alto escalão das forças militares líbias pousou no Cairo, capital do Egito, levando uma mensagem do ditador Muamar Kadafi, segundo autoridades egípcias.

A TV árabe al-Jazeera sugeriu que pelo menos um dos três jatos líbios estaria levando uma delegação líbia para negociar com a Liga Árabe, que tem base no Cairo e se reunirá no sábado. A organização suspendeu a Líbia e impediu sua participação.

Um oficial do Exército egípcio disse à agência AP, em condição de anonimato, que o Major General líbio Abdul-Rahman bin Ali al-Saiid al-Zaq, pediu uma reunião com os dirigentes militares do Egito. Não houve contatos públicos entre o regime líbio e os generais que hoje governam o país vizinho desde a revolução que derrubou o ex-ditador egípcio Hosni Mubarak.

Circulam informações na internet de que os outros dois jatos inicialmente direcionados à Europa, também estariam indo em direção ao Egito. Segundo uma autoridade de Malta, porém, um dos emissários de Kadafi deles teria se reunido com malteses e depois seguido para Portugal.

De acordo com a mesma fonte, outro avião da Líbia teria ido para Bruxelas, passando pela França. Ministros europeus, entre eles o de Portugal, vão se reunir na capital da Bélgica na sexta-feira para discutir a crise líbia.

Nos Estados Unidos, os mais graduados conselheiros do presidente Barack Obama se reuniram nesta quarta-feira para planejar medidas com objetivo de pressionar Kadafi a deixar o poder. Eles examinariam a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia e outras opções militares.

O Reino Unido e a França pressionam para que a ONU apoie o fechamento do espaço aéreo líbio, mas China e Rússia - os outros dois dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, com poder de veto - já se manifestaram contrários à medida.

O ditador líbio respondeu à ameaça em entrevista a uma televisão turca.

Kadafi afirmou que os líbios vão lutar contra as nações ocidentais que impuserem uma zona de exclusão aérea em seu país. De acordo com ele, a imposição de restrição provaria que a intenção real do Ocidente é tomar o petróleo da Líbia.


Fonte:O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação