21/03/2011

Manguinhos estuda produzir bioquerosene de aviação

Manguinhos estuda produzir bioquerosene de aviação

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieHTN02sIoWvXlQkUBiDamzcbbB949n6DPzLv7EBeu-0dfGDxBlDbLhCb6w-uUxbvvw3HCggGGV6nlPxfd6Ed5orIO0EL9nXM7p3y6u5lRxWv7KBhCnwk0aOl1gCHke3hITybGkCD2p9ph/s400/biocombustiveis_motor+c%25C3%25B3pia.jpg

SÃO PAULO - A Refinaria de Petróleos de Manguinhos firmou protocolo de intenções com a Jetbio Tecnologia em Biocombustíveis para avaliar a construção e operação de uma unidade de produção de bioquerosene para aviação (greenjet).

O produto faz parte do Projeto REMAB - Refinaria Boutique, com a produção de produtos considerados especiais e destinados a um nicho específico de mercado, afirma o comunicado de Manguinhos.

O bioquerosene faz parte de uma família dos combustíveis de última geração, por serem obtidos de fontes renováveis de energia e contribuírem para uma menor emissão de gás carbônico.

A produção do bioquerosene será baseada na hidrogenação de óleos vegetais, utilizando tecnologia de última geração aplicada aos atuais reatores de hidrotratamento existentes em sua planta industrial, explica a companhia.

O bioquerosene foi usado recentemente com sucesso em um voo de testes pela TAM e já é regularmente utilizado em voos na Europa.

Manguinhos lembra que, a partir de 2012, será obrigatória a adição de um percentual de bioquerosene no combustível de todas as aeronaves que voarem para a Europa, o que deve gerar grande demanda pelo produto no mercado brasileiro.

Fonte:Valor Online -via:G1.com /reportagem de :Téo Takar | Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação