16/03/2011

Riscos no Japão, as companhias aéreas reagem

Riscos no Japão, as companhias aéreas reagem

http://www.ipcdigital.com/var/ipcdigital/storage/images/vida-no-japao/cotidiano/bagagem-de-mao-sob-controle-rigoroso-em-aeroportos/companhias-aereas-pedem-para-que-os-passageiros-cheguem-com-algumas-horas-de-antecedencia/46498-1-por-BR/Companhias-aereas-pedem-para-que-os-passageiros-cheguem-com-algumas-horas-de-antecedencia_fotogaleria_h.jpg

(AFP) -Cancelamento de voos, controle de radioatividade nos aviões e ainda desvio da escala de descanso da tripulação para outros países: as companhias aéreas tomam medidas de precaução ante o risco duplo de terremoto e catástrofe nuclear que pesa sobre o Japão.

Duas companhias aéreas asiáticas, a chinesa Air China e a EVA Air, de Taiwan, anunciaram nesta terça-feira o cancelamento de vôos para o Japão por questões de segurança, após o terremoto de magnitude 9, de sexta-feira, seguido de tsunami e de acidentes numa usina nuclear.

A EVA Air suspendeu 14 voos em direção a Tóquio até o final de março e cinco para Sapporo (norte). Já os voos para Sendai, cidade que teve o aeroporto devastado pelo tsunami, foram cancelados até o final de junho.

A Air China anulou a metade dos seis voos diários entre Pequim e Tóquio nesta terça e na quarta e um dos três voos da rota Xangai-Tóquio. Os em direção a Sendai foram todos suspensos.

A companhia alemã Lufthansa, que inspeciona seus aviões desde segunda-feira para detectar eventuais traços de radioatividade, anunciou nesta terça-feira que redirecionaria seus voos para Nagoya e Osaka, evitando Tóquio até domingo.

"Vários fatores" motivaram a decisão, informou um porta-voz da Lufthansa, sem mais detalhes.

A companhia italiana Alitalia inspeciona seus aparelhos que partem e voltam do Japão. "Nada foi observado de anormal" anunciou nesta terça-feira. Os clientes poderão adiar suas partidas até o dia 31 de março, sem cobranças extras.

Em Hong Kong, os passageiros que chegam do Japão, preocupados com sua saúde, podem fazer um check-up nos hospitais públicos, informaram as autoridades.

A Air France manteve os dois voos diários para Tóquio, mas com escala em Seul para a tripulação, para evitar que permaneça no arquipélago japonês.

A ligação diária com Osaka funciona "normalmente", precisou uma porta-voz.

A companhia francesa anunciou "tarifas especiais" de ida Tóquio-Paris, a 77.500 ienes, ou 678 euros, a partir de quarta-feira.

A companhia britânica Virgin Atlantic manteve por enquanto o voo diário para Tóquio.

Ligações normais são feitas pela British Airways, pela Delta e American Airlines. Segundo um porta-voz, a American Airlines trabalha em "planos de emergência", em colaboração com a FAA, a aviação civil americana.


Fonte:France Presse-Via :G1/foto:IPC digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação