15/03/2011

Tropas pressionam rebeldes na Líbia;G8 não decide exclusão aérea

Tropas pressionam rebeldes na Líbia;G8 não decide exclusão aérea

Aviões e helicópteros do governo líbio bombardearam e metralharam nesta terça-feira uma cidade controlada por rebeldes, enquanto a França admitiu que ainda não conseguiu convencer outras potências mundiais a impor uma zona de exclusão aérea no país africano.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/Mi-24_acig.jpg

Os insurgentes, que têm apenas armas leves, lutam para conter o avanço implacável das tropas rumo ao leste da Líbia, principal reduto da revolta iniciada no mês passado contra o regime de Muammar Gaddafi, há 41 anos no poder.

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/03/12/12_MHG_mun_lanuf.jpg

Segundo testemunhas, jatos bombardearam a entrada oeste de Ajdabiyah, última cidade antes de Benghazi, a "capital" dos rebeldes, e um helicóptero fez disparos contra a cidade, que se encontra em um estratégico entroncamento rodoviário.

A tática do governo durante a sua contraofensiva tem seguido um padrão.


http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2E8A/275A/012E/9030/4996/616B/ras-lanuf-afp-20110307-G.jpg

Depois dos bombardeios aéreos vem uma chuva de artilharia, e depois uma ofensiva terrestre com blindados. Isso sugere que a entrada das forças de Gaddafi em Ajdabiyah é iminente.

Enquanto isso, intensos combates foram registrados pelo terceiro dia consecutivo na cidade de Brega, importante porto petrolífero a sudoeste de Ajdabiyah, segundo os rebeldes.

Num prenúncio da violência e do caos urbano que poderiam ocorrer em Benghazi, que tem 670 mil habitantes, Brega, com apenas 4.300 moradores, já mudou de mãos várias vezes.

http://img.ibtimes.com/br/data/images/full/2011/03/07/9081-l-bia-cada-vez-mais-pr-xima-de-guerra-civil.jpg

Atualmente, os rebeldes tentam fazer ações de guerrilha na retaguarda, em meio aos escombros.


"Em Brega, ainda há avanços e recuos, não estamos no controle e eles tampouco", disse o combatente rebelde Hussein al-Wami.

Reunidos em Paris pelo segundo dia consecutivo, ministros de Relações Exteriores do G8 (grupo de países mais industrializados do mundo) continuam na terça-feira distantes de um consenso sobre a pertinência de pressionar o Conselho de Segurança da ONU a impor uma zona de exclusão aérea que impeça Gaddafi de bombardear rebeldes e civis.

"Até agora eu não os convenci", disse o chanceler francês, Alain Juppé, à rádio local Europe 1.

Juppé disse que Gaddafi está se aproveitando da hesitação da comunidade internacional. "Se tivéssemos usado a força militar na semana passada... talvez o revés às forças da oposição não tivesse acontecido", afirmou.

A França, junto com a Grã-Bretanha, tem liderado os esforços pela imposição da zona de exclusão aérea. O presidente Nicolas Sarkozy está empenhado em mostrar liderança, numa tentativa de restaurar a imagem da política externa francesa, enfraquecida por erros cometidos durante o levante que depôs o governo da Tunísia em janeiro.

Gaddafi minimizou a ameaça da zona de exclusão aérea, e fez ataques ao governo francês.

"Vamos lutar e vencer. Uma situação desse tipo só serve para unir o povo líbio", disse ele ao jornal italiano Il Giornale. Sarkozy, na opinião do líder líbio, tem "um transtorno mental".



(Reportagem adicional de Maria Golovnina e Michael Georgy em Trípoli; Tom Pfeiffer em Benghazi; Mariam Karouny em Djerba, Tunísia; Tarek Amara em Tunis; Louis Charbonneau e Patrick Worsnip na ONU; James Regan, Tim Hepher, Arshad Mohammed e John Irish em Paris)


Fonte:REUTERS/Videos:-Via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação