16/03/2011

Aviões de Gaddafi bombardeiam aeroporto de Benghazi, principal reduto rebelde

Aviões de Gaddafi bombardeiam aeroporto de Benghazi, principal reduto rebelde




Aviões das forças leais ao ditador líbio Muammar Gaddafi bombardearam nesta quarta-feira a cidade de Benghazi, a segunda mais importante do país e o principal reduto dos rebeldes, segundo anunciou o coronel insurgente Faradj el Feyturi.

O coronel, contatado pela emissora de televisão Al Jazeera em Benghazi, afirmou que os bombardeios ocorreram no início da manhã desta quarta e tiveram como alvo o aeroporto da cidade.

Feyturi não detalhou se o ataque deixou vítimas ou danos materiais, mas assegurou que a resposta dos rebeldes foi contundente e que os aviões de Gaddafi "empreenderam fuga".

Por sua parte, o ex-ministro do Interior líbio Abdel Fatah Yunis, que passou para o lado dos rebeldes nos primeiros dias da revolta, manifestou à emissora Al Arabiya que as forças insurgentes ainda controlam a cidade estratégica de Ajdabiya, a 160 quilômetros de Benghazi.

Segundo Yunis, os rebeldes causaram "severas perdas" às forças do regime de Trípoli, que na terça-feira lançaram uma intensa ofensiva sobre essa cidade.

O antigo chefe das forças especiais líbias relatou que os rebeldes atraíram as forças de Gaddafi até o centro de Ajdabiya antes de produzir uma emboscada, e assegurou que capturaram sete tanques e destruíram outros três.

"Houve dezenas de mortos e feridos entre as forças de Gaddafi. Nos encarregamos de seus feridos e os transferimos aos nossos hospitais, enquanto muitos outros escaparam rumo à cidade de Tobruk, onde se renderam aos revolucionários", acrescentou.

O coronel Khaled Essayeh, um dos porta-vozes militares rebeldes, confirmou esta versão à Al Jazeera e assegurou que o ataque das forças do regime foi repelido pelos rebeldes, que capturaram 120 de seus soldados.

O correspondente da Al Jazeera em Ajdabiya, por sua vez, assinalou que os bombardeios dos aviões de Gaddafi sobre a cidade continuavam na manhã desta quarta-feira.


Fonte:A Folha.com/Videos:G1;

Al Jazeera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação