Mais segurança para a aviação desportiva - Um exemplo australiano
Aviação desportiva não consiste somente em voar aeronaves diferentes, mas também construí-las e cuidar da sua manutenção.
A SAAA – Sport Aircraft Association of Australia e a CASA – Civil Aviation Safety Authority, trabalharam em prol de um acordo que permite que construtores amadores possam realizar a manutenção das suas aeronaves com conhecimento profissional da regulamentação e das técnicas de inspeção.
Na Austrália, como no resto do mundo, o número de aeronaves construídas por amadores (aeronaves experimentais) é cada vez maior. Algumas aeronaves australianas devem ser mantidas conforme o CAR 30 (regulamentação para empresas autorizadas a efetuarem manutenção nestes equipamentos), porém, a distribuição das aeronaves não coincide com os locais onde as empresas estão estabelecidas.
Por esta razão, construtores amadores de aeronaves receberam permissão para realizarem, eles mesmos, a manutenção. A autorização foi concedida pela CASA em 2009, seguindo uma iniciativa da Sport Aircraft Operations Group (SAOG) de Queensland.
Acompanhando o processo, SAOG e CASA desenvolveram um curso designado a unir os requisitos da CASA concernentes à aeronavegabilidade, às demonstrações práticas dos padrões de manutenção. A SAOG desenvolveu um curso de procedimentos de manutenção e aplica o treinamento para os construtores amadores.
O curso também mantém os proprietários atualizados às mudanças e requerimentos legais.
Os 360 associados, receberão um curso de dois dias que informará as condições de manutenção requeridas na nova legislação de janeiro de 2011.
Os benefícios são muitos, conforme a SAAA , para os proprietários/construtores de aviões experimentais, tais como:
- Estar mais preparado para cumprir as obrigações legais;
- Manter melhores condições nas suas apólices e prêmios da seguradora;
- Alcançar maior valor na venda da aeronave;
- Contribuir para a segurança e implementar conhecimentos de segurança para os pilotos, passageiros, outras aeronaves e pessoas no solo.
Os benefícios para a segurança são aparentes.
Conforme Mark Rowe, Gerente Técnico da SAAA, os associados estão realizando a manutenção das suas aeronaves e ainda mantendo um gerenciamento de risco que inclui, inclusive, reengenharia de projetos.
Pilotos amadores e construtores de aeronaves esportivas são geralmente “curiosos intelectuais” e estão constantemente procurando desafios e somando-os à sua “expertise” aeronáutica. Ainda, incorporando recursos tecnológicos avançados para melhorar as condições de operação.
Mesmo os que não são pilotos de linha aérea ou pilotos comerciais mantêm suas carteiras em alto padrão.
Para Rowe, os pilotos aceitaram o curso de manutenção com o mesmo espírito.
Isto vem somar ao segmento aerodesportivo daquele país, mais educação e cultura de segurança. Os cursos são ministrados em qualquer lugar do país, conforme a demanda.
Fonte: http://casa.realviewtechnologies.com/-Via:cienciasaeronauticas
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