27/05/2013

SEGURANÇA DE VOO - Acidente com KC-137 da FAB no Haiti


Acidente com KC-137 da FAB no Haiti

KC-137 acidentado no Haiti
[foto:Poder Aéreo]

 Uma aeronave KC-137 (Boeing 707) com 143 militares brasileiros a bordo sofreu um acidente quando decolava na tarde deste domingo no Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital do Haiti. 

O "sucatão" transportava 143 militares quando sofreu o acidente enquanto decolavado Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, capital do Haiti. (Imagem: folhapress)
[foto:Cavok]
Todos os passageiros são integrantes da Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), que é comandada militarmente pelo Brasil. Não houve feridos. 

 O avião levava de volta ao Brasil 131 militares do Brabatt-2 (2º Batalhão de Infantaria de Forças de Paz), que haviam encerrado a sua missão no Haiti. Os demais ocupantes da aeronave eram da tripulação. Por volta de 14h30, o avião decolava com destino a Manaus quando, a alguns metros do solo, uma das turbinas explodiu.

 O piloto desligou os motores e cortou o combustível para evitar um acidente maior. No entanto, ao voltar à pista, o trem de pouso do avião quebrou e por isso ele se arrastou “de barriga” pela pista principal. “As companhias de engenharia do Brasil e do Chile já analisaram a situação e verificaram que a aeronave pode ser deslocada para que o aeroporto seja reaberto”, informou o coronel Marcos Santos, porta-voz do componente militar da missão. 

 Fontes informaram que os incidentes com os aviões que levam os contingentes são frequentes, por conta da antiguidade dessas aeronaves, embora nenhum acontecimento anterior teve a mesma gravidade.

 Um militar que pediu anonimato afirma que um grande grupo de militares precisou ficar um dia a mais que o previsto em Boa Vista (RR), quando fazia o trajeto para o Haiti, porque foram necessários reparos. 

 Equipes de segurança foram acionadas, e o aeroporto permaneceu fechado pelo resto do dia. 

Nota oficial da FAB.

 Nota Oficial – Ocorrência com aeronave da FAB no Haiti Um avião KC-137 (Boeing 707) da Força Aérea Brasileira sofreu, neste domingo (26/5), um problema técnico que provocou sua saída da pista durante a decolagem do aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti, com destino a Manaus. A ocorrência foi por volta das 15:30 (horário de Brasília) e não houve feridos. Estavam a bordo doze tripulantes e 131 passageiros, todos militares do contigente da Missão de Paz no Haiti.  A Força Aérea Brasileira já iniciou as investigações para apurar os fatores contribuintes para a ocorrência. Brasília, 26 de maio de 2013. Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica 


 Fonte: Folha de S. Paulo / CECOMSAER-via:Cavok

Um comentário:

  1. Cuidem bem da segurança dessas pessoas que se arriscam em Missão de Paz. Afinal, elas oferecem a segurança onde for necessário.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação