08/05/2013

AVIAÇÃO CIVIL - Eduardo Nascimento critica setor aéreo brasileiro


Eduardo Nascimento critica setor aéreo brasileiro 


[foto:blogs.estadao.com.br]
O presidente do Sindetur-SP, Eduardo Nascimento , fez uma crítica ferrenha ao setor aéreo brasileiro e à agência reguladora do setor (ANAC), em artigo entitulado “O calvário do voo que não chega a lugar nenhum”. 

 Entre os adjetivos que o fundador da Braztoa e Abremar atribui ao órgão estão inércia, descuido, crime, deficiência, erro, falha, imprudência, inexistência, negação, vazio displicência, desmazelo, entre outros. 

Em determinado trecho do texto, Nascimento diz: “os brasileiros esperam que, um dia, a Anac morra de inanição ou passe por uma reforma de valores e princípios. E deixe de ser cabide de empregos e de "compadres". Confira abaixo a íntegra:


 “O calvário do voo que não chega a lugar nenhum Véspera de feriado, finalmente chega aquele momento planejado, o descanso com a família longe da rotina extenuante. 

Tudo preparado com muito esmero em uma agência de viagem e cada detalhe checado: traslados, hotéis, passeios. 

 Você e família chegam ao aeroporto para o embarque. Seu voo está lá no painel, o horário confere. Feito o check-in, resolve tomar um café e volta a conferir. Estranho, o voo não está mais no painel. Algum erro, provavelmente. Mas volta a aparecer, com uma palavra na frente: Cancelado. Como, por que, ninguém sabe, ninguém avisou. 

Seria mais uma curva à brasileira, que os prestadores de serviço costumam fazer?

 O passageiro resolve tirar isso a limpo no balcão da empresa.

 A fila é imensa, o sangue ferve: - Esse voo X foi cancelado? Não vou viajar? - A companhia cancelou.

 Os passageiros serão remanejados para outros voos. O senhor terá de esperar o comunicado pelo serviço de alto-falante.

 - Só isso? Nenhuma informação a mais? Não.

 A atendente já está falando com outro reclamante e o interlocutor percebe que a viagem escorregou pelo ralo. 

No balcão, ninguém sabe informar horários de outro voo para o seu destino. Horas e horas de irritação, alta madrugada, a família já dormindo pelas cadeiras do aeroporto, o usuário do sistema aéreo decide voltar para casa. Eis um retrato em 3x4 dos nossos serviços de aviação. 

Em poucos minutos, um sonho roubado soma-se a um pesadelo. 

Batendo na porta da agência de viagens, o consumidor não encontrará problema. Pelo contrato assinado, tudo o que foi pago será ressarcido. 

Funciona a lei do negócio. Como, porém, reaver o dinheiro investido no bilhete aéreo, comprado pela internet e não usado? 

O desfiladeiro de mazelas é mais longo: a empresa informa que outro voo reservado para o passageiro saiu tantas horas depois. 

E como ele não embarcou, ainda será multado por isso. Eis aqui o segundo capítulo desse teatro de horror. 

Que nem bispo tem para ouvir a reclamação. Na companhia aérea, pelo telefone, o máximo que a pessoa consegue ouvir, quando muito, é: “sua ligação é muito importante para nós”. Pela internet, a lengalenga de que a culpa é do consumidor.

 Ao contrário do que ensinam os manuais de vendas, onde ele aparece como rei. Na aviação civil, o que vale é a palavra do doutor ponto.com. 

 Este é o triste espetáculo do nosso sistema aéreo, que mais se assemelha a um calvário com suas 14 estações, onde os passageiros percorrem sua agonia, totalmente desprotegidos diante de absurdos cometidos por concessionárias de um serviço público, o transporte aéreo.

 Existe até um ente público que deveria regular o setor e proteger o cidadão, intitulado Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Trata-se, porém, de uma entidade amorfa, sinônimo de inação.

 Na verdade, a Anac exerce com muita soberba a omissão, que também quer dizer inércia, desídia, descuido, crime, deficiência, erro, falha, imprudência, inexistência, negação, pecado, privação, vazio, incúria, displicência, desmazelo. Tudo serve para descrever a covardia de uma agência que não merece respeito do consumidor. 

Não sabe ou não quer usar o tal do “dever” de regulamentar o setor, como manda a lei. 

Como ente federal, posiciona-se acima do bem e do mal. Ou melhor, seu habitat é o limbo.

 Na maioria das vezes, emprega uma venda nos olhos. Como se sabe, as companhias aéreas exercitam livremente o "overbooking" – vendem um lugar já vendido para outro. 

Atrasam e cancelam voos, sem aviso prévio, extraviam bagagens e, além de praticarem extorsivos aumentos de tarifa, passaram a cobrar por serviços antes gratuitos, a começar pelo lanche servido a bordo. Na prática, significa aumento de preços. 

E sem nenhuma contrapartida. Pelo contrário, taxam e sobretaxam remarcações de voos, reservas de assentos, seguro viagem e vendem pela Internet, expediente com o qual pretendem substituir o qualificado serviço de consultoria antes prestado pelas agências de viagens. 

Ultimamente, não se envergonham de cobrar até mesmo pelo ridículo pão com manteiga rançosa. Na maior sem-cerimônia, diminuem o espaço entre poltronas, expondo os passageiros ao desconforto e à má circulação nas pernas. 

 No site da Anac, os consumidores lesados são instruídos a “tentar conversar” com a companhia aérea e, se não der certo, ir até o Procon. Desse modo, a agência deposita o lixo na porta dos outros, em vez de cumprir a missão que lhe cabe, o que só comprova sua incompetência. 

 Mas a esperança é a última que morre. 

Pois bem, os brasileiros esperam que, um dia, a Anac morra de inanição ou passe por uma reforma de valores e princípios. E deixe de ser cabide de empregos e de “compadres”.

 O primeiro crime a ser punido com a máxima severidade será sua afamada omissão. Que condena a todos (empresas e cidadãos) à desolação em um País locupletado de vícios, benesses e mazelas.”




Fonte:Panrotas-por:Biaphra Galeno

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