05/05/2013

GEOPOLÍTICA - Após ataques aéreos, Obama diz que Israel tem de se proteger do Hezbollah



Após ataques aéreos, Obama diz que Israel tem de se proteger do Hezbollah 

[foto:www.presstv.ir]

 SAN JOSE (Reuters) 

 O presidente dos EUA, Barack Obama, disse neste sábado que Israel tem o direito de se proteger contra a transferência de armas avançadas para o Hezbollah, um dia depois de Israel atacar um carregamento de mísseis destinado ao Hezbollah, na Síria. 


[foto:www.tropasdeelite.xpg.com.br]

 Israel há muito tempo deixou claro que está preparado para recorrer à força a fim de impedir que armas avançadas sírias cheguem ao Hezbollah ou a rebeldes jihadista. 

Aviões israelenses foram atrás do carregamento dentro da Síria, onde ocorre uma guerra civil há dois anos. 


[vídeo:Publicado em 05/05/2013 - por:AlJazeeraEnglish/via:Youtube.com]

[foto:REUTERS]
Photo Obama, em uma entrevista para a rede de língua espanhola Telemundo, como parte de uma turnê de três dias na América Latina que terminou na Costa Rica, não quis comentar se os ataques aéreos tinham de fato ocorrido. "Eu vou deixar o governo israelense confirmar ou negar qualquer ataque que tenham feito", disse. Mas Obama, que visitou Israel em março, deixou claro que os ataques seriam justificados. "O que eu disse no passado, e eu continuo a acreditar, é que os israelenses justificadamente têm de se proteger contra a transferência de armamento avançado para organizações terroristas como o Hezbollah. 

Nós coordenamos de forma muito próxima com os israelenses, reconhecendo que eles estão muito perto da Síria, e muito perto do Líbano ", afirmou. 

 O governo de Obama está tentando determinar se a Síria usou armas químicas contra seu próprio povo para reprimir a rebelião. Ele falou, na sexta-feira, que não prevê o envio de tropas dos EUA para a Síria, independentemente se o uso de armas químicas for constatado, mas que tem uma série de outras opções em análise.


Fonte:REUTERS -  (Reportagem de Steve Holland, em San José, e Timothy Gardner, em Washington)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação