06/08/2013

HELICÓPTEROS - Confirmada a doação dos helicópteros para as Polícias Civil e Militar do RJ



Confirmada a doação dos helicópteros para as Polícias Civil e Militar do RJ



[foto:Asa Rotativa - O Esquilo BA doado para a Polícia Militar necessitará passar por algumas modificações tais como trocar o skid baixo, por um skid alto com degrau intermediário, sistema corta cabos, portas deslizantes em ambos os lados e a instalação de rádios policiais, para se adequar às operações policiais. Uma nova pintura também será necessária. ]

 Além do Esquilo doado para o Corpo de Bombeiros, o Governador do Rio de Janeiro assinou Decreto doando mais um Esquilo monomotor para a Polícia Militar e um Esquilo Bimotor para a Polícia Civil

 De acordo com o Decreto nº 44.310/3013, fica ratificada a doação do helicóptero PP-ECE, um Esquilo AS350BA (1997), para o Corpo de Bombeiros do RJ (CBMERJ).

 Desde a semana retrasada, a aeronave já estava operando com o CBMERJ em missões aeromédicas, já nas cores da Corporação, mas ainda não tinha sido doada oficialmente. 

A publicação no Diário Oficial (DO) do estado confirmou e formalizou a doação. 



[foto:Asa Rotativa - Esse helicóptero bimotor AgustaWestland Grand New (2012) é o mais moderno da frota do SAOA, que atende ao transporte do governador e demais autoridades estaduais.


 Na publicação do DO, também foram contemplados a Polícia Militar e a Polícia Civil do estado, cada uma com um helicóptero. Conforme fora noticiado pelo Site Asa Rotativa, foi confirmada a doação do Esquilo monomotor PP-ECF - AS350BA (1998) para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e um esquilo bimotor PP-EVA - AS355N (1993) para a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). 

 Com as doações efetivadas, a SAOA, que continuará a atender ao governador do estado do RJ e demais autoridades estaduais, passa a ficar com uma frota de 04 helicópteros bimotores: Um AgustaWestland Grand New (2012), um AS355 NP Esquilo (2012), um EC135T2 (2009) e um AS365 Dauphin (1990).

 No Decreto publicado, também ficou regulamentada a utilização dos helicópteros da SAOA. 

[foto: Asa Rotativa - Com o novo Esquilo bimotor, o SAER da Polícia Civil voltará a contar com três aeronaves em sua frota. Assim como a aeronave que foi doada à PM, esse helicóptero terá que passar por um "retrofit" para ser preparado para as operações policiais. (Foto: Daniel Queiroz / Asa Rotativa)]

O GAm (Grupamento Aeromóvel) da Polícia Militar, passa a contar agora com um total de 06 helicópteros para as suas operações: 04 helicópteros monomotores leves Eurocopter AS350 Esquilo, sendo dois B2 (1995 e 2001) e um B3+ (2007) e o helicóptero doado, um BA (1998); a PM conta também com um monomotor médio Bell Huey II "caveirão do ar" (2010); e um helicóptero de instrução Schweizer 300CBi (2011). Um outro Esquilo B2 (2004) se perdeu em um acidente em 2009, em uma operação policial, após ser atingido por disparos desferidos por traficantes de uma favela do RJ.


[foto:Asa Rotativa - Esse Esquilo bimotor AS355NP ano 2012, foi adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde e, apesar de não fazer parte da frota do GOA do Corpo de Bombeiros, é operado pelas tripulações do mesmo. (Foto: Daniel Queiroz / Asa Rotativa)]

 Já o SAER (Serviço Aeropolicial) da Polícia Civil do estado, com a doação, passa a contar com 03 helicópteros em sua frota: um monomotor leve Eurocopter AS 350B3+ Esquilo (2006); o helicóptero doado, um AS355N (1993); e um monomotor médio Bell Huey II "caveirão do ar" (2008). 

Um helicóptero Esquilo BA (1983) foi perdido em um acidente em abril de 2013 durante um treinamento. 

 O GOA (Grupamento de Operações Aéreas) do CBMERJ opera hoje com 03 helicópteros monomotores Eurocopter: dois AS 350 B2 Esquilo (2002 e 2006) e com um AS350 BA (1997), esse último, que foi o doado pelo governador do estado. 

Os bombeiros perderam um outro Esquilo B3+ (2008) em um acidente no final de 2012, durante um resgate de banhistas na praia de Copacabana. O GOA também opera um Esquilo bimotor AS355NP (2012) que pertence à Secretaria de Estado de Saúde. 

 As aeronaves doadas à Polícia Civil e à Polícia Militar deverão passar por um retrofit para serem adaptados às peculiaridades das operações. Entre as possíveis modificações, está a instalação de portas deslizantes em ambos os lados da aeronave, a instalação de skids altos com degrau intermediário, preparação e instalação de gancho de carga externa, instalação de rádios policiais, preparação para utilização de farol de busca, preparação para utilização de sistema de imageamento aéreo FLIR, sistema corta cabos e preparação para instalação de guincho de carga.

 O retrofit deverá abranger também um upgrade de aviônicos e uma nova pintura, para os mesmos padrões utilizados nas atuais aeronaves das respectivas frotas. Nota do autor: Ainda não há data prevista para a entrega das aeronaves à Polícia Civil e Polícia Militar, mas deverá ocorrer dentro dos próximos dias. 

 Se você curtiu a matéria, deixe um comentário, compartilhe pelas redes sociais com seus amigos ou marque publicamente com "+ 1" pelo google, clicando nos botões abaixo. Fonte: Diário Oficial do Rio de Janeiro e por Daniel Queiroz / Asa Rotativa (informações complementares). 

Fonte & Fotos: Daniel Queiroz (Asa Rotativa)

2 comentários:

  1. o HELICÓPTERO ESQUILO BITURBINA PP-EVA DO SAER/CORE DA POLÍCIA CIVIL DO RJ , JÁ ESTÁ PASSANDO POR MODIFICAÇÕES PARA TREINAMENTO E OPERAÇÕES POLICIAIS NO HELIPONTO DA LAGOA .

    ResponderExcluir
  2. O HELICÓPTERO ESQUILO BITURBINA , ESQUILO PP-EVA DO SAER/CORE DA POLÍCIA CIVIL DO RJ , JÁ ESTÁ PASSANDO POR MODIFICAÇÕES PARA OPERAÇÕES POLICIAIS , NO HELIPORTO DA LAGOA .

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação