13/08/2013

ECONOMIA & NEGÓCIOS - Governo autoriza nesta semana 2º aeroporto executivo em São Paulo


Governo autoriza nesta semana 2º aeroporto executivo em São Paulo 

[foto:exame.abril.com.br]

 Por Juliana Elias | Valor SÃO PAULO 

 Uma segunda aérea destinada à aviação executiva deve ser liberada em São Paulo, afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, nesta segunda-feira. 

Segundo o ministro, a autorização deve ser dada ainda nesta semana. "O Brasil é hoje o segundo maior país para a aviação executiva no mundo, mas nos grandes centros ainda enfrentamos muitas dificuldades para a prestação desses serviços. Estamos trabalhando para melhorar a produtividade nesse setor", disse o ministro, que participa de evento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista. "Só em São Paulo já temos dois projetos. Um já foi liberado, e o outro deve sair nesta semana, com o objetivo de ampliar a oferta da aviação executiva." 

 O ministro não deu detalhes sobre onde será essa nova área. Conforme o Valor noticiou no final de julho, a SAC autorizou a construção de um projeto da Harpia Logística, controlada pelos empresários Fernando Botelho e André Skaf, no extremo sul de São Paulo. 

O investimento, no bairro de Parelheiros, chega a R$ 1 bilhão. 

Outras duas áreas, ambas na região metropolitana de São Paulo, deveriam ser autorizados ainda neste ano: o Helicidade (no bairro paulistano do Jaguaré) e o Naesp (localizado no município de São Roque). Mas o primeiro aeroporto autorizado, o de Parelheiros, já apresenta problemas. Matéria do jornal Folha de S.Paulo do sábado informou que a Prefeitura de São Paulo vetou a construção da nova pista. O terreno escolhido fica em uma área de proteção de mananciais. 

A autorização federal não é garantia para a realização desses empreendimentos, que necessitam de sinal verde das prefeituras e órgãos ambientais. 

 Segundo Moreira Franco, há também outros dois projetos já em estudo no Rio de Janeiro, além de estudos preliminares junto a empresários já estarem sendo feitos para outra área em Belo Horizonte.


Fonte:Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação