15/08/2013

CIÊNCIA & TECNOLOGIAS - Novo avião em miniatura pode substituir aeronave em levantamentos topográficos


Novo avião em miniatura pode substituir aeronave em levantamentos topográficos


Veículo autônomo aéreo fazendo levantamento de local de mineração
Foto: Divulgação

 Invenção criada a partir da incubadora da Agência Espacial Europeia é de baixo custo e guiada por navegação de satélite Darmstadt, Alemanha 


 Um novo modelo de avião em miniatura é capaz de fazer levantamentos topográficos de uma maneira otimizada, informou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

 Guiado a partir de navegação por satélite e seguindo rotas pré-definidas, o veículo automático, com envergadura de 1,6 metros e menos de três quilos, tira fotos aéreas precisas, o que antes precisava ser feito por aeronaves convencionais. 

 Nosso modelo tem custo baixo, está disponível em curto prazo e é fácil de ser usado para a vigilância de áreas em desenvolvimento, canteiros de obras, áreas de mineração, de desastres e aterros sanitários, só para citar alguns tipos de uso - afirmou Johanna Claussen, ex-aluna do Centro de Incubação de Negócios da ESA e CEO da empresa alemã MAVinci, que fornece o veículo.

 - Ele pode transportar câmeras ou outros equipamentos de medição específica. 

Especialistas da ESA forneceram experiência na exploração de dados de navegação por satélite, e o laboratório óptico da agência, na Holanda, ajudou a calibrar a câmera.

 Antes de decolar, todo o voo é definido, e as informações são enviadas para o avião.




 Desde a decolagem até a aterrizagem, o voo é controlado por piloto automático, embora seja seguido via rádio por um “piloto de segurança” do chão, que pode assumir o controle a qualquer momento. A navegação por satélite segue o plano de voo e aciona a câmera a tirar imagens da área-alvo.


[vídeo:Publicado em 09/04/2013 - por:MAVinci UAS/via:Youtube.com]

Fonte:Globo Ciência - via:desastresaereosnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação