12/03/2013

GEOPOLÍTICA - EUA manterão navios nucleares na Coreia do Sul,


EUA manterão navios nucleares na Coreia do Sul, 



 Navios americanos equipados com armas atômicas permanecerão em águas da Coreia do Sul para garantir a segurança do seu aliado perante as recentes ameaças da Coreia do Norte, informou nesta terça-feira o jornal sul-coreano Joongang.
 
 Uma vez finalizados os exercícios militares conjuntos em curso entre Coreia do Sul e EUA, os dois países manterão por algum tempo as armas nucleares nas cercanias do litoral sul-coreano "enquanto observam o que acontece com a Coreia do Norte", revelou ao periódico uma autoridade de Seul. "Necessitamos contar com uma arma nuclear na península coreana", assegurou a fonte, após explicar que, caso contrário, a resposta a um eventual ataque atômico da Coreia do Norte seria dada a partir das distantes ilhas de Okinawa, no Japão, e Guam, onde os EUA estacionam seus navios com armamento nuclear.

 O regime norte-coreano de Kim Jong-un assegurou nesta terça-feira que Coreia do Sul e EUA enfrentarão "consequências catastróficas" por seus exercícios militares anuais batizados de "Key Resolve", iniciado ontem, e "Foal Eagle", que começou no último dia 1º.

 Trata-se de um novo capítulo na dura ofensiva verbal iniciada na semana passada pela Coreia do Norte, que ameaçou seus "inimigos" com um ataque nuclear preventivo e ontem declarou nulo o cessar-fogo pactuado há seis décadas com a Coreia do Sul, enquanto assegura que suas tropas estão preparadas para a guerra. 

 Os EUA mantêm na Coreia do Sul 28.500 efetivos como herança da Guerra da Coreia (1950-53), finalizada com um cessar-fogo redigido para ser substituído por um tratado de paz definitivo, algo que até hoje não ocorreu.



Fonte:DefesaNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação