19/12/2009

Uma breve história de um grande avião

Military > Boeing B-52 Stratofortress Bomber" border="0" width="512">


O Boeing B-52, também conhecido pelo apelido Buff (Big ugly fat fellow / Cara grande, feio e gordo) está em serviço há mais de 50 anos e a previsão atual é de que permanecerá no inventário da USAF, pelo menos até 2040.

No total foram fabricados 744 exemplares dos seis modelos que entratraram em produção. O único em serviço hoje é o B-52H, cuja frota soma pouco mais de 80 unidades. Há jovens oficiais da USAF que voam o B-52, cujos avôs e bisavôs também o voaram.



O Buff foi atualizado inúmeras vezes ao longo dos anos, para incorporar modificações estruturais, devido à fadiga, e nova eletrônica de vôo e de missão para mantê-lo atualizado tecnologicamente.

Só não teve mudados os motores turbofan de primeira geração TF33-P-3 (oito, cada qual com 17.000 libras de empuxo, fabricados pela Pratt & Whitney), extremamente beberrões e poluidores, principalmente nas decolagens, como se pode ver nas fotos desta apresentação. Foram feitos tentativas para remotorizá-lo com turbofans mais modernos e de grande razão de diluição, como o Rolls-Royce RB-211 e o CFM-56, que lhe aumentariam o alcance, diminuiriam o consumo e reduziriam a emissão de poluentes, porém não lograram êxito.


Projetado originalmente como bombardeiro estratégico pesado de longo alcance, capaz de voar a grandes altitudes levando armamento nuclear, teve seu perfil de missão mudado nos anos 1970, quando passou a operar a baixas altitudes, acompanhando o terreno, para evitar a detecção por radar e ser abatido por mísseis terra-ar, cujas tecnologia e precisão haviam avançado significativamente durante o período.

Aparelhos desenvolvidos para substituí-lo, como o Rockwell B-1B Lancer e o Northrop B-2 Spirit, tiveram ciclos de produção curtos e poucas unidades fabricadas, de maneira que o velho B-52 continua sendo a espinha dorsal da aviação de bombardeio de longo alcance dos EUA.

Fonte:Fernando Marinho/Video:Youtube.com/fotos voarnews

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