19/12/2009

TECA DE MARINGA FECHA O ANO COM 350 Tn DE PRODUTOS IMPORTADOS

TECA DE MARINGA FECHA O ANO COM 350 Tn DE PRODUTOS IMPORTADOS



Embora o balancete final não tenha sido fechado, as operações já aparecem no saldo da balança comercial de Maringá

De 11 de agosto até 7 de dezembro, o Aeroporto Internacional de Cargas de Maringá recebeu dez voos vindos de Miami, nos Estados Unidos, com produtos importados, na maioria eletrônicos.

Isso representou uma média de uma aterrissagem a cada 12 dias, movimentação acima da expectativa de voos quinzenais. Segundo Marcos Capelazi, superintendente do Porto Seco de Maringá, 350 toneladas de equipamentos foram descarregadas na cidade.

As atividades devem recomeçar com força o ano novo. A ampliação do pátio de cargas teve a licitação concluída e está na mesa do governador Roberto Requião aguardando homologação.

Os produtos são comprados por importadores de vários estados, mas ainda não foi fechado o balancete financeiro recebido durante o período.

Mesmo assim, dados da Secretária de Comércio Exterior, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, mostram um aumento nas importações de equipamentos eletrônicos em Maringá.

A compra de discos rígidos subiu 18%, passando de US$ 6,965 milhões em 2008, para US$ 8,223 em 2009, representando 4,77% do dinheiro enviado para fora. Placas de memória para processamento de dados tiveram aumento de 19% de um ano para outro. Passaram de US$ 1,110 milhão para US$ 1,312 milhão.

Outros produtos da mesma linha não apareciam na lista de compras que chegavam a Maringá em 2008, mas neste ano aparecem com expressividade. Cartuchos de tinta, por exemplo, foram comprados na quantia de US$ 2,559 milhões, o que representou quase 1,5% do total importado na cidade. Outro US$ 1,564 milhão foi gasto em roteadores digitais.

Ampliação do pátio

Segundo Capelazi, as atividades recomeçam já nas primeiras semanas do ano com a expectativa de diminuir a periodicidade para semanal e depois para duas vezes por semana.

O processo de licitação foi concluído e a empresa vencedora receberá R$ 2,9 milhões pela obra – R$ 800 mil a menos do que o edital previa pagar.

Parte do valor será pago em contrapartida pela prefeitura R$ 1,2 milhão, mas essa quantia já é menor do que a administração arrecadou em ICMS apenas com as cinco primeiras operações de carga no Silvio Name Junior.

O pátio de manobras tem atualmente 24 mil metros quadrados e a ampliação será no terreno adjunto a ele, totalizando 34 mil metros. “Parece muito, mas hoje estamos limitados.

Com a ampliação poderemos receber aviões maiores e mais pesados”, disse Marcos Valêncio, superintendente do Aeroporto Regional Silvio Name Junior.

Ele explicou que o piso atual permite operações até com o Boing 767/200, carregado com 40 toneladas.

Imediatamente ao término da obra, a pista comportará até o Boing 767/300, carregado com até 57 toneladas. Nenhuma parte será coberta.

Aeroporto Internacional de Cargas

A administração trabalha com a previsão de que, até fevereiro próximo, o transporte de cargas passe a movimentar R$ 90 milhões por mês no aeroporto da cidade.

O terminal de Maringá estava habilitado desde 2007 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o tráfego aéreo internacional de cargas.

Para ser elevado à categoria internacional o aeroporto passou por uma série de adequações, entre elas a construção de um Terminal de Cargas com toda a infraestrutura necessária para abrigar os órgãos federais e receber e enviar mercadorias.

Essa foi apenas uma das conquistas do setor aéreo na cidade em 2009.

Depois da crise enfrentada em 2007, o fluxo de passageiros no Aeroporto Silvio Name Junior mais que dobrou entre outubro de 2008 e outubro deste ano.

O número de embarques e desembarques subiu de 17.052 para 37.684 - um aumento de 120%. o crescimento se deve principalmente à chegada de novas companhias – três no total

Fonte: desastresaereosnews/Hélio Strassacapa (JM Online)

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