05/03/2013

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Embraer conclui pesquisa de uma nova asa aeroelástica para aviões comerciais.


Embraer conclui pesquisa de uma nova asa aeroelástica para aviões comerciais. 


Os testes foram realizados no túnel de vento transônico T-128. 
Foto: tsagi.ru


De acordo com o Instituto Central de Aero-hidrodinâmica da Rússia (Tsagi , na sigla em russo), o modelo da nova asa foi projetado e construído pelos engenheiros do departamento de resistência e aeroelasticidade do instituto a partir de informações apresentadas pela Embraer.

 "A equipe conjunta de especialistas do Tsagi e da Embraer completou com sucesso o programa de testes planejado e está processando os dados obtidos”, disse uma fonte do Tsagi ao jornal russo “VPK”.

 A estrutura do modelo permite analisar a aeroelasticidade da asa com diversas terminações, assim como variar a rigidez do ponto duro e da rotação do aileron.

 Em seu interior foi instalado um sistema de excitação inercial de ondas elásticas, acionado por um mecanismo eletro-hidráulico, para gerar e registrar oscilações forçadas com e sem fluxo de ar. 

 O sistema de medição usou mais de 110 canais de registro de dados para medir a deformação da asa e das molas principais, assim como a aceleração (mais de 30 pontos em função da configuração) e a pressão não estacionária em três seções da asa (60 pontos). Também foram realizados testes de flutter (vibrações).




Fonte: VPK ;Gazeta Russa - via:moraisvinna.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação