02/10/2010

Emirados Árabes suspendem negociação bilhonária sobre caça Dassaut Rafale

Emirados Árabes suspendem negociação bilhonária sobre caça Dassault Rafale com a França

http://1.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SfIIpKZ4dGI/AAAAAAAACAc/yyjDPcMxmgk/s1600/rafale_FAB.jpg

Uma linha escrita num artigo de um jornal francês está por trás de um rompimento nas negociações sobre as aeronaves Rafale para os Emirados Árabes Unidos avaliados em US$ 5-6 bilhões, infomou uma fonte do governo francês nessa sexta-feira, dia 1° de setembro.

Os oficiais dos Emirados Árabes Unidos estão furiosos sobre um artigo publicado no dia 26 de junho no jornal francês Le Figaro, de propriedade do político conservador Serge Dassault, o qual a família é a atual controladora da Dassault Aviation, fabricante do caça Rafale, disseram os membros do governo.

O jornal disse que os Emirados Árabes Unidos utilizam tecnologia israelense para assegurar suas fronteira.

Os negócios com Israel pemanece um assunto sensível no Golfo, onde a maioria dos países, incluindo os Emirados, não tem relações com o estado judeu.

“Nós entendemos que isso (a suspensão) foi por vários meses e nós esperamos que as negociações sejam retomadas,” disse uma fonte do governo.

Um porta-voz da Dassault Aviation não quis comentar o assunto.

Oficiais de Abu Dhabi não foram encontrados para comentar o assunto nessa sexta-feira, sendo final de semana na região.

O artigo apareceu dias após o Ministro da Defesa da França Herve Morin dizer que a venda de 60 aeronaves de caça Rafale para os Emirados estar perto do fim no que seria a primeira exportação do modelo.

Perguntado na sexta-feira na televisão no Canal Parlamentar se as negociações para vendas de armas para os países como Brasil e os Emirados estavam perdidas, ele disse: “Nada está perdido.”

Fontes dizem que a venda dos caças Rafale poderia estar enfrentando problemas quando no mês passado a publicação especializada Defense News reportou que Abu Dhabi havia expressado interesse no caça Boeing F/A-18 Super Hornet, um rival norte americano do caça Rafale.

Fonte próximas a questão confirmaram em Washington essa semana que os Emirados pediram informações técnicas sobre o F/A-18 Super Hornet, pontuando conversas exclusivas com a França relativa ao Rafale.

As conversações sobre o acordo já tomaram algum tempo, com os Emirados pressionando a França sobre algumas modificações nos Rafales, incluindo um radar melhor e um motor mais potente para lidar melhor com cargas de armamento pesado, dado a proximidade dos Emirados Árabes Unidos de seu inimigo regional Irã.

O caça Rafale foi originalmente projetado para proteger a França contra ameaças travadas em longas distâncias durante a Guerra Fria.

Os Emirados Árabes Unidos querem que a França aumente a potência dos motores Snecma M88 do Rafale de 15.000 libras para 18.000 libras de empuxo.

Mas houve também retração nas negociações sobre quem deveria pagar pelos avanços, disseram recentemente executivos de defesa.


Fonte: Reuters -via Cavok/video:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação