06/10/2010

Airbus A-330MRTT recebe certificação militar

Airbus A-330MRTT recebe certificação militar

http://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_KC-30_Refuels_B-2_Concept_lg.jpg

O Airbus A330 MRTT que foi certificado pela autoridade militar espanhola, abastecendo um Bombardeiro B-2 Stealth

A Airbus Military obteve a certificação para sua aeronave A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) da autoridade de certificação militar espanhola, o Instituto Nacional de Tecnología Aerospacial (INTA). Isso pavimenta o caminho das primeiras entregas para as aeronaves da Royal Australian Air Force (RAAF) nas semanas seguintes.

O Airbus A330 MRTT é agora a única aeronave reabastecedora e de transporte de nova geração certificada que está sendo oferecida para as forças aéreas no mundo.

O certificado militar foi concedido pelo Diretor de Testes e Certificação da INTA Bartolomé Marqués para a Airbus Military, ao Chefe de Engenharia e Tecnologia, Miguel Angel Morell, no dia 5 de outubro em Madri, na Espanha.

Ele cobre o projeto e operação de todos sistemas militares adicionados na aeronave adicionais ao projeto básico civil, e especialmente para o sistema hose and drogue, bem como do novo Aerial Refuelling Boom System (ARBS) desenvolvido pela Airbus Military.

Esta aprovação vem após o recebimento do Certificado Suplementar do Tipo (STC) civil para a conversão de uma aeronave básica de passageiros A330-200 emitida pela agência europeia EASA (European Aviation Safety Agency) no começo desse ano.

O Diretor da Airbus Military Domingo Ureña disse: “Eu gostaria de agradecer a todos que trabalharam arduamente na obtenção dessa certificação.

Esse é um momento de enorme gratificação para todos. Ele confirma que o A330 MRTT tem satisfatoriamente demonstrado sua aeronavegabilidade militar global e a maturidade de todos seus sistemas, e está plenamente pronto para entrar em serviço com seus clientes.

A combinação da provada célula A330 com os mais avançados, e agora certificados, sistemas de reabastecimento aéreo do mundo, incluindo nosso ARBS, transformará a condução das nossas operações de reabastecimento aéreo, enquanto também oferecerá uma capacidade plena de transporte aéreo.”

A Airbus Military conduziu mais de 280 voos com as aeronaves A330 MRTT e aproximadamente 170 mais num demonstrador A310 para obter a certificação, e executou aproximadamente 1.600 contatos (com e sem combustível) com aeronaves receptoras.

Adicionalmente mais de 600 contatos foram feitos com o A330 MRTT atuando como receptor.

Em todas operações juntas, mais de um milhão de libras (450 toneladas) de combustível foram transferidas.

Aeronaves as quais o A330 MRTT transferiu combustível incluem os caças F-16 e F-18, aeronaves E-3 AWACS com seu amplo radar, e outra aeronave A330 MRTT num processo chamado de reabastecimento “buddy-buddy“.

http://www.revistaaerea.com/wp-content/uploads/2009/06/a330-mrtt-21.jpg

A Airbus Military entregará duas aeronaves MRTTs para a Real Força Aérea da Austrália (RAAF) antes do final do ano. As aeronaves, equipadas com dois pods “hose and drogue” nas asas e um Aerial Refuelling Boom System (ARBS), serão operadas pelo Esquadrão 33 da Base da RAAF de Amberley.

As aeronaves MRTT da RAAF também poderão transportar 270 passageiros numa configuração de duas classes.

Um total de 28 aeronaves A330 MRTTs já foram encomendadas pelas forças aéreas de quatro nações: Austrália, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Reino Unido.



Fonte:Cavok?Video:Youtube.com/fotos:defenseindustrydaily;revistaaerea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação