18/10/2010

Vizinhos de Congonhas pedem janela antirruído

Vizinhos de Congonhas pedem janela antirruído

http://www.estadao.com.br/fotos/AEROPORT.JPG

MPF vai avaliar proposta de associação de moradores, semelhante à adotada em aeroporto nos EUA; medição de barulho ainda não começou

Entorno. Infraero prometeu medição de ruído provocado por aviões em cinco locais da região

O MPF admite estudar esta e outras propostas que visem a minimizar o desconforto causado pelos aviões (leia ao lado).
Duas associações são favoráveis à ideia.

Para elas, deve-se só tomar cuidado para que os equipamentos antirruído sejam instalados em imóveis cujos moradores, comprovadamente, tenham a saúde afetada pelo barulho.

"O aeroporto não vai sair do lugar. Estamos pesquisando soluções que melhorem a situação dos moradores", diz o empresário Edwaldo Sarmento, vice-presidente da Amea.

A proposta das barreiras antirruído nas casas foi inspirada em medida adotada no Aeroporto de Scottsdale (Arizona), nos Estados Unidos.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável por Congonhas e outros 86 aeroportos no País, informou que questões tratadas no grupo de trabalho de poluição sonora seriam respondidas pelo MPF.

"Estamos cautelosos com essa proposta. Se for viável, vamos pleitear", diz o presidente do Movimento de Moradores pela Preservação Urbanística do Campo Belo (Movibelo), Antônio Cunha.

Ele afirma que a meta agora é garantir que a medição seja feita da melhor forma possível.

A Infraero prometeu medir cinco pontos dentro da curva de ruído, um espaço por onde se propaga o barulho dos aviões, durante 15 dias até o fim do mês.

No dia 8, o Movibelo, a Amea e outras cinco associações entregaram um documento ao MPF abrindo mão do direito de escolher três dos pontos de medição.

"Fizeram muitas exigências para esses locais. Não podia ter cachorro perto e tinha de permitir acesso por 24 horas a pessoas que nem conhecemos", argumenta a presidente da Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa), Sandra Assali.

Normas. Os moradores sustentam que uma medição eficiente precisaria ser feita ao longo de um ano, já que as ondas sonoras se propagam de forma diferente de acordo com as condições climáticas, e com equipamentos melhores.

"Nossas reivindicações estão calçadas em argumentos técnicos e normas internacionais", diz Sarmento.

As medições da Infraero não começaram porque os aparelhos, cedidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estão sendo calibrados por um laboratório de acústica.
Os resultados devem ser apresentados nos dias 8 e 22 de novembro.

REIVINDICAÇÕES

Horários

Reduzir o funcionamento de Congonhas, adiando a abertura de 6 para 7 horas e antecipando o fechamento de 23 para 22 horas

Poluição
Evitar a chuva ácida causada por partículas que se soltam dos aviões nos pousos e decolagens

Barulho
Diminuir o impacto dos ruídos causados pela movimentação das aeronaves

Nota :A Exemplo do que foi feito na Espanha ,onde para se ter uma boa convivência com os moradores e poupar milhões em indenizações os adimistradores do aeroporto de Madrid Barajas efetuaram um estudo baseado em ruídos aeronauticos específicos ,e em horários pontuais, afim de identificar os níveis de ruidos que efetavam as moradias ao entorno.
Aeroporto de Madrid (Barajas)

Antes
Aeroporto de Madrid (Barajas)

Depois Aeroporto Madrid -Barajas
Antes

Depois
Antes
Depois

voltando ao aeroporto de congonhas

Portaria nº , de 8 de Dezembro de 1987, do Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica)

PZR > É um documento que normatiza e estabelece restrições ao uso do solo entorno dos aeródromos (deacordo com os ruídos aeronauticos).

Tem como finalidade a Indicação de atividades para áreas situadas entre os limites do aeroporto e definir as Curvas de Níveis de Ruído, compatibilizado com os níveis de ruído a que estão sujeitas. Com isso são definidos os usos adequados aos níveis de ruídos para as áereas abrangidas pela curava de níveis de ruídos


Vamos ver para que servem as Áreas de um PZR (plano de Zoneamento de Ruídos)

Na Area I :são permitidos a implantação ,o uso e desenvolvimento de algumas atividades ,tais como:
  • Produção e extração de recursos naturais (Agricultura;Mineração e Atividades equivalentes)
  • Serviços Públicos ou de Atividades Públicas (Estações de tratamento de agua e esgoto;cemitérios;equipamentos urbanos equivalentes)
  • Comercial ( estacionamentos;Armazens;Feiras livres)
  • Recreação e Lazer ao Ar Livre(Parques,praças ,áreas verdes;Campos de Esportes)
  • Transportes (Rodoviárias ,ferrovias;terminais de carga e passageiros;Auxílios a Navegação Aérea).
O Gráfico acima mostra uma avaliação mais pontual (específica)referente as curvas de ruídos,com o propósito de proteção do entorno utilizando as características peculiáres de cada aeródromo.

Nas Áreas de Nivel II -Não são permitidas o uso ,a implantação e o desenvolvimento das seguintes atividades:
  • Residencial
  • Saúde (Hospitais,consultórios,azilos)
  • Educacional (Escolas;Creches)
  • Serviços Públicos ou de atividades Públicas(Hoteis;Moteis;edificaçõews para atividades religiosas;Centros comunitários e Profissionalizantes)
  • Cultural (Cinemas;Teatros;Bibliotecas,Auditórios)

Embora esteja tudo errado a associação de moradores deveria pedir uma indenização e o custeio das medidas contra ruídos da prefeitura de São Paulo,pois como já dito o Aeroporto ja chegou ali muito antes dos moradores ,na época de sua implantação era apenas uma fazenda e nada ao redor.

http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/img/1940/conconhas-aspecto-1936_grande.jpg
Aeroporto de Congonhas em 1936
http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/img/1940/conconhas-1936_grande.jpg
Passageiros embarcando em um Junker 52 na pista de Congonhas em 1936




fontes:O Estadão-via Direto da Pista /Comentários e estudos Voarnews/Fotos:Voarnews;Clayton de Souza;Video:Voar News

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