18/10/2010

Bases aéreas vão servir de aeroportos na Copa de 2014, diz Jobim

Bases aéreas vão servir de aeroportos na Copa de 2014, diz Jobim

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/linha-de-a-1-no-tac-2008-foto-fab.jpg

Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou no dia 15 de outubro (sexta-feira), que as bases aéreas serão usadas como aeroportos para receber delegações estrangeiras durante a Copa de 2014.

Segundo ele, as bases já começarão a ser usadas, de forma experimental, nos Jogos Mundiais Militares de 2011 e na Copa das Confederações em 2013.

De acordo com o ministro, o objetivo do uso das bases aéreas é desafogar os aeroportos, principalmente com o aumento da demanda previsto, pois a Copa coincidirá com o período de férias escolares.

"Uma das ideias que veio da África do Sul é ter áreas especiais para a chegada das delegações e das autoridades estrangeiras . Aí a gente desembaraça com mais rapidez."

O ministro também disse que haverá espaços em aeroportos alternativos e bases aéreas para receber jatinhos particulares, que precisam de áreas livres para ficarem estacionados.


Nota :Este estudo já havia sido feito por nó do curso de Pós Graduação em Segurança de voo da Estácio como trabalho final de conclusão de curso na matéria de Ifra-Estrutura Aeroportuária,ministrado pela Professoar Roberta Matera .

Foi levantada a questão de viabilidade do uso do Aeroporto de jacarépagua para ponte Aérea ,como foi constatada a inviabilidade por questões meramente políticas pois se considerar-mos as questões técnicas haveria total viabilidade ,pois o Aeroporto se encontra em uma região que esta em grande expansão e estratégicamente localizado ,poderia gerar milhões de empregos .

Porém é politicamente incorreto pois os iguinorante moradores de seu redor acham que o Aeroporto que está instalado ali desde 1932 deve sair ,na época dos lotiamentos feitos pela então prefeitura não se respeitou os limites de zoneamento ao entorno do aerodromo ,pudera também nem existia o mesmo aquela época .e quando feito já era tarde...


http://www.transportes.mg.gov.br/images/stories/noticias/aeroportomanhuacu.jpg

hoje com milhões de pessoa morando ao seu redor ele vira não um aliado para o transtorno dos caos aéreos e sim um inimigo a segurança de suas conveniencias (moradores),onde sempre se reclama das memas coisas ,o barulho ,barulho este que não impede a construção de um hospital na cabeceira da pista de pouso e decolagem do Aeroporto http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,11259531-EX,00.jpg

... meio contraditório ,mas... o Aeroporto é que está errado!.

http://img410.imageshack.us/img410/6838/basc.gif

http://www.ordemdebatalha.com/fab/fotos/instalacoes/basc_13042004.jpg

Diante de tais inviabilidades sem embasamento, propomos a utilização da Base Aérea de Santa Cruz ,onde lá se encontra uma pista pavimentada de mais de 3.000 Mtr e tem toda uma infraestrutura de acesso em construção ou já construida ,tais como as linhas ferroviárias e principais avenidas que só precisam passar por adaptações e melhorias.

http://www.senioraereo.com.br/imagens/manutencao.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3575/3326586034_bc36f11a80_b.jpg

O Aeroporto de jacarépagua ficaria ,a exemplo do que já vem sendo feito em São Paulo,como uma Helicidade,onde teríamos ali todas as facilidades para embarque e desembarque ,reabastecimentos e todo o setor de manutenção para aeronaves de asas rotativas (Helicópteros),bem como o principal polo de operações OffShore ,que está em franca expanção e um centro de treinamento e formação de jovens pilotos.

http://www.nepaviacao.com.br/img/site_layout/topo_interno_cursos.jpg


fonte:portal Fator Brasil

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se posso ter mais informações sobre o trabalho da professora Roberta Matera, estou fazendo meu trabalho de graduação em Arquitetura e urbanismo e minha proposta é para ampliação do terminal e patio das aeronaves do aeroporto de Jacarepaguá, grato Fernando Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor mais uma vez obrigado pela participação, não tenho o contato da professora Roberta Matera mas, tenho o blog de seu marido e professor Rafael Matera que segue a seguir(http://diretodapista.blogspot.com.br/) e, o Sr,poderá ter mais informações e contatos a respeito de seu trabalho ,por sinal o professor Rafael Matera é Arquiteto/Urbanista formado pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Transportes (com foco de pesquisa na Área de Planejamento de Transportes). Espero ter ajudado um grande abraço e acompanhe nosso blog ou curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/pages/Voar-News/277820498914660

      Excluir
  2. Prezado leitor mais uma vez obrigado pela participação, não tenho o contato da professora Roberta Matera mas, tenho o blog de seu marido e professor Rafael Matera que segue a seguir(http://diretodapista.blogspot.com.br/) e, o Sr,poderá ter mais informações e contatos a respeito de seu trabalho ,por sinal o professor Rafael Matera é Arquiteto/Urbanista formado pela UFRJ, Mestre em Engenharia de Transportes (com foco de pesquisa na Área de Planejamento de Transportes). Espero ter ajudado um grande abraço e acompanhe nosso blog ou curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/pages/Voar-News/277820498914660

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação