16/08/2010

Tecnologia de visão sintética do Phenom 100 é certificada

Tecnologia de visão sintética do Phenom 100 é certificada

http://www.seaerospace.com/images/news/sea_g3000_news.jpg

Funcionalidade da cabine de comando do jato entry level é aprovada pela ANAC, FAA e EASA .

São José dos Campos – O jato executivo Phenom 100, da categoria entry level, fabricado pela Embraer, recebeu os certificados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos e da Agência Europeia para Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA) para utilizar a tecnologia de visão sintética da Garmin (Synthetic Vision Technology – SVT).

http://glasspilot.com/wp-content/uploads/2008/06/terrainsvt.jpg

A ferramenta recria imagens topográficas a partir das informações do sistema de alerta de colisão da aeronave por meio de uma sofisticada modelagem gráfica, simulando o que o piloto veria em sua frente à luz do dia.

É particularmente útil em condições de visibilidade limitada, tais como neblina, operação noturna e voo por instrumentos.

A realidade virtual apresentada fornece ao piloto uma imagem tridimensional do solo, água, obstáculos, aeroportos e tráfego aéreo.

“Esta funcionalidade fornece aos pilotos uma ferramenta de orientação simples e intuitiva, contribuindo para maior segurança e alerta situacional da tripulação, e reforça o comprometimento da Embraer em oferecer uma solução diferenciada para a cabine de comando dos jatos Phenom”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva.

O sistema apresenta imagens coloridas do relevo e pode gerar variações de tonalidades para o âmbar ou vermelho, por meio das quais é possível diferenciar claramente áreas que representam maiores ou menores riscos de colisão.


Torres ou outros obstáculos que possam interferir na rota de voo também são destacados com cores diferentes e mostrados com simbologia apropriada.

O SVT funciona em conjunto com o sistema de prevenção de colisões aéreas (Traffic Collision Avoidance System – TCAS) e o serviço de informações de tráfego aéreo (Traffic Information Service – TIS) para representar outras aeronaves em perspectiva tridimensional e fornecer dados em tempo real sobre a sua proximidade.

Utilizando a simbologia própria do TCAS, o SVT apresenta os objetos mais próximos em maior tamanho, facilitando a visualização e a identificação dos riscos associados ao tráfego aéreo.

O SVT também pode ser facilmente instalado nos aviões que já estão em operação e é um importante componente da cabine de comando Prodigy™.

Projetada com base no sistema avionico integrado da Garmin, a Prodigy™ foi exclusivamente concebida para os jatos Phenom e incorpora a ampla experiência da Embraer no desenvolvimento de aeronaves comerciais e de defesa.

Fatores humanos, alerta situacional aprimorado, cabine de comando digital com monitores amplos, aviônica de última geração e capacidade de operação por apenas um piloto são elementos fundamentais em cada detalhe do projeto desta cabine de comando.

A certificação do SVT para o Phenom 300 avança conforme o planejado e deverá ser concluída nos próximos meses. Com isso, o jato será o primeiro da categoria light a oferecer esta tecnologia. | www.EmbraerExecutiveJets.com.br.


Fonte:Portal Fator Brasil/Videos:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação