12/08/2010

SNA confirma greve no dia 13 de agosto

SNA confirma greve no dia 13 de agosto

Se não houver negociação, paralisação na Gol vai ter apoio do Sindicato

http://brasilpassagens.com/wp-content/uploads/2010/07/gol_linhas_aereas-300x228.jpg


Por Cláudia Fonseca

Apesar de alguns veículos de comunicação terem divulgado que a paralisação dos trabalhadores de Gol no dia 13 de agosto não vai mais acontecer, o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) mantém seu apoio ao movimento iniciado pela categoria.

A entidade vai agir de acordo com a vontade dos trabalhadores, que insistem em manter o movimento marcado para a próxima sexta.

Um grande número de funcionários tem entrado em contato com a direção da entidade pelo canal Fale Conosco, para informar sua insatisfação com a política de tratamento da Gol com seus profissionais.

O SNA apenas vai tomar alguma posição após reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT), no próximo dia 9.

A Procuradora Laura Martins vai receber em São Paulo os sindicatos e representantes da empresa. “Esperamos um resultado positivo no MPT, mas os trabalhadores estão inconformados com as péssimas condições de trabalho impostas pela Gol. Enquanto reivindicarem uma paralisação, nós apoiaremos”, declara Selma Balbino, presidente do SNA.

Nota da Diretoria do SNA aos Tripulantes da GOL/VRG

Neste momento, deve ser do conhecimento de todos os funcionários da GOL/VRG que um movimento espontâneo nasceu no seio do grupo por ocasião do início da implantação do sistema NetLine Crew da Escala de Tripulantes.

Tripulantes solicitaram uma reunião com o presidente do SNA, que foi realizada hoje, dia 05/08, e foi de altíssimo nível. Houve um número expressivo de aeronautas presentes e foram discutidas questões pontuais de interesse do grupo de aeronautas da empresa.

A preocupação com um possível movimento no dia 13 de agosto que pudesse vir a causar alguma forma de insegurança entre os usuários foi dissipada. Estamos com nossas atenções voltadas em atender à chamada da Procuradora Regional do Trabalho da Segunda Região (SP), Dra Laura Martins Maia de Andrade, que notifica o SNA a comparecer à PRT-SP para “audiência de mediação”, designada para o dia 09 de agosto de 2010, às 13 horas com a participação do Sindicato Nacional dos Aeronautas, dos Aeroviários e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A, em razão de notícia(s) veiculada(s) na mídia sobre uma iminente paralisação no próximo dia 13.

A principio, temos como indicativo de data para assembleia o dia 13 de agosto, às 13 horas, quando daremos continuidade às negociações que devem se iniciar na própria PRT. Tomamos a liberdade de convidar os presentes hoje no SNA para comparecerem e assistirem aos trabalhos na respectiva reunião. Sendo pública, todos os aeronautas da GOL e demais companhias ficam, desde já, também convidados a participar.


Nota de Dirigentes do Sind dos Aeronautas.

Atenção Aeronautas da Gol

Os abaixo signatários vem a público registrar que a posição manifestada por alguns diretores da entidade, na mídia e em blogs de aviação, são de exclusiva responsabilidade dos mesmos e não representam a posição oficial do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Registramos ainda que a instituição não tem a prerrogativa ou direito de tutelar ou cercear movimentos reivindicatórios coletivos, legítimos e constitucionais que se organizaram espontaneamente, como forma de pressionar a empresa a corrigir irregularidades trabalhistas que subsistem ao longo dos anos causando graves prejuízos aos Aeronautas da Gol.

Os diretores signatários lamentam ainda a ausência de uma posição pública da instituição, que deveria ter se manifestado em apoio irrestrito aos Aeronautas da Gol desde o inicio deste episódio.

Declaram ainda os signatários que compete ao Sindicato promover a organização dos Aeronautas da Gol, se assim eles o desejarem, através da realização de assembléias da categoria e não de reuniões informais que não representam a forma adequada e legal de organização dos trabalhadores, servindo apenas de oportunidade, para alguns, de desarticular, monitorar e inibir iniciativas do grupo de vôo defendendo posições que muitas vezes não representam os verdadeiro e legítimos interesses dos aeronautas que se organizaram espontaneamente para reivindica-los.

As manifestações de alguns diretores censurando publicamente e desqualificando a iniciativa dos Aeronautas da Gol, de forma explicita ou implícita, como vem acontecendo em manifestações na mídia e em blogs de aviação, é absurda e incompatível com a postura de um dirigente sindical e traz como conseqüência imediata a fragilização do movimento reivindicatório, descredenciando e debilitando publicamente os Aeronautas da Gol, que vem se organizando e deram um indicativo de paralisação para o dia 13 do corrente.

Os abaixo signatários informam os Aeronautas da Gol que o sindicato no cumprimento de seu dever de oficio e prerrogativas legais e estatutárias apoiará o que for decidido soberanamente pelo grupo de vôo.

Em relação á iniciativa da Anac, de multar a empresa e proibir novos fretamentos até a regularização da grave situação instalada na empresa, julgam os signatários adequadas as iniciativas e medidas anunciadas pela agência, alertando que os problemas não decorreram exclusivamente do novo sistema de gerenciamento de escalas que foi implementado conforme noticiado, mas por um problema estrutural que se arrasta á anos, de uso excessivo da mão de obra de Aeronautas e Aeroviários por questões econômicas de maximização de lucros em detrimento de condições mais adequadas de trabalho que carecem de uma fiscalização rigorosa e permanente por parte da Agência.

Sendo o que tinham por ora a esclarecer os abaixo signatários, reiterando apoio irrestrito as manifestações de indignação e reivindicações dos Aeronautas da Gol

Joao Pedro Passos de Sousa Leite

Diretor executivo de relações sindicais

Aguinaldo Marcolino de Souza

Diretor executivo de imprensa

Geani Pires

Diretora executiva de saúde

Marcelo Garcia

Diretor executivo de comissários


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação