27/07/2009

tucano T-27 é aposentado da Armée de l’air

tucano T-27 é aposentado da Força Aerea Francesa

tucano-sai-de-servico-na-forca-aerea-francesa-foto-armee-de-lair-sirpa-air1

Último voo foi no dia 22 de julho, após 15 anos de serviço. Mudanças na evolução dos cursos de treinamento de pilotos ditaram a aposentadoria.

O último voo dos aviões de treinamento Tucano no Armée de l´air (Força Aérea Francesa) foi realizado na manhã de 22 de julho.

Os Tucanos franceses comemoraram recentemente, em 10 de junho, 15 anos de operação na Força e sua despedida oficial foi realizada no último dia 9 de julho, na Base Aérea de Salon de Provence, de onde operaram.

Dos cerca de 20 aviões do tipo que permaneciam em serviço, alguns serão utilizados para a instrução de sub-oficiais mecânicos em Rochefort, e outros serão destinados a museus.

A retirada dos Tucanos de serviço no Armée de l´air deve-se a mudanças na sistemática de treinamento dos pilotos franceses, em que tanto o tronco comum da instrução quanto a pré-especialização em transporte ou caça deverá ser realizada em modelos Grob e Epsilon, em Cognac.

FONTE e FOTO: Armée de l’air / Sirpa Air

NOTA : a Força Aérea Francesa recebeu um total de 48 treinadores Tucanos a partir de 1993, em substituição aos jatos Fouga Magister.

Por volta de 2002, 36 dos turboélices de treinamento fabricados pela Embraer permaneciam em linha (outros 10 ficavam estocados, em reserva).

Em 2006, foi tomada a decisão de aposentar prematuramente a frota, devido à modificação na sistemática de instrução de voo, e a última turma a passar pela aeronave iniciou treinamento em março do ano passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação