31/07/2009

EMBRAER REALIZA PESQUISAS COM BIOQUEROSENE

EMBRAER REALIZA PESQUISAS COM BIOQUEROSENE

http://www.terra.com.br/revistadinheirorural/edicoes/37/imagens/bioque.jpgJato da Embraer




A brasileira Embraer, juntamente com a Tecbio – empresa cearense pioneira na montagem de plantas industriais de produção de biodiesel – e uma terceira empresa petrolífera não divulgada por termos de contrato, dará continuidade as pesquisas de desenvolvimento do combustível.

A Embraer tornou-se sócia do projeto após a desistência da norte-americana Boeing, que demonstrou interesse no projeto já em 2006, mas abandonou o barco, possivelmente, pela demora na obtenção de resultados.

“Esta tecnologia não se faz em um ano. A Boeing e a Nasa (Agência Espacial Americana) saíram do projeto mas temos outros parceiros”, afirmou José Neiva, sócio do engenheiro Expedito Parente na Tecbio.

A expectativa é que o bioquerosene- substância menos poluente – substitua o querosene comum, que hoje serve como combustível de aviões.

Os primeiros testes realizados com bioquerosene datam de 1984, porém, é no novo cenário mundial que o combustível vem ganhando destaque.

Gigantes como a Rolls Royce, a Shell Aviation, a Parker, a General Eletric e até a Nasa já fizeram testes com o combustível ecológico.

No Brasil, a Finep (Financeira de Estudos e Projetos), do Ministério de Ciência e Tecnologia, está investindo R$ 7 milhões na instalação de um laboratório de referência internacional para novas pesquisas na região de Maracanaú em Fortaleza.

Fonte: Jornal do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação