29/07/2009

MP pede para Anac checar se TAM trocou sensores

MP pede para Anac checar se TAM trocou sensor de velocidade

A Procuradoria Regional da República da 3ª Região enviou ofício na segunda-feira à presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, pedindo para que sejam feitas diligências junto à TAM e outras empresas que utilizem aeronaves Airbus para verificar se os tubos pitot foram substituídos nas frotas

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O tubo pitot é o sensor de velocidade das aeronaves e foi apontado como uma das prováveis causas do acidente com o voo 447 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris com 228 pessoas a bordo.

No ofício, o procurador regional da República Sérgio Monteiro Medeiros lembra que a Air France anunciou a "a substituição das peças como medida para prevenir novos desastres".

O procurador pede também que a Anac obtenha com a TAM e outras empresas, caso elas já tenham adotado algum plano de substituição dos pitots, prazos para a conclusão dessa manutenção e a obrigatoriedade de dar "conhecimento à opinião pública, em homenagem aos princípios da publicidade e da eficiência", informando tudo o que for feito e os resultados obtidos.

A TAM é citada pelo procurador por ter em sua frota grande quantidade de modelos Airbus.

"Não se trata de medida açodada, é claro, pois o transporte aéreo, ainda que reputado o mais seguro do mundo (...) vem sofrendo graves turbulências em sua reconhecida credibilidade", disse Medeiros, acrescentando que "todo investimento em segurança é mais do que justificado, exigível".

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Fonte:Redação Terra

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