12/07/2009

Ponte aérea completa 50 anos SDU-SP

Ponte aérea Rio-São Paulo completa 50 anos

Segundo a Anac, o número de passageiros da rota passou de 2 milhões para 4 milhões ao ano de 1997 a 2007


O Electra, que começou a operar na ponte aérea Rio-SP em março de 1975

O Electra, que começou a operar na ponte aérea Rio-SP em março de 1975

Apesar de não existirem registros numéricos de antes da década de 90, o número de passageiros da rota Rio-São Paulo dobrou no período compreendido entre 1997 e 2007. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a ponte aérea que liga as duas cidades completou 50 anos no dia 6 de julho com um volume de cerca de 4 milhões de passageiros ao ano.

Varig, DC-3

Porém, a exemplo do que ocorre na rota Londres-Paris, na Europa, a ponte aérea Rio-São Paulo pode vir a perder passageiros nos próximos anos. Até 2014 as duas capitais contarão com um trem-bala que percorrerá os 365 km em cerca de uma hora. A tendência é que parte dos passageiros migre para o transporte ferroviário.

Nas décadas iniciais da rota, o avião mais utilizado era o Electra. Com 10 m de altura, 30 m de envergadura e 31,81 m de comprimento, a aeronave transportava 104 passageiros.



Fernando Fischer

2 comentários:

  1. Eu trabalhava na Varig quando esses Electra Operavam.Meu Finado Tio Luigi Greco, trabalhou por 30 anos na Companhia no Hangar 3 no setor de Chapeamento aonde tinha uma série de tornos.Bela época, aonde a Varig estava bombando.Sua mal administração começou quando vendeu esses maravilhosos Electra. Claro que não durariam para sempre, mas poderia ter ficado em Operação por mais alguns Anos. Inesquecível " VARIG VARIG VARIG " eterna em nossos corações...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado caro leitor pelo comentário

    Realmente a Varig teve um dos mais clássicos exemplares da aviação civil até hoje,mas devido a alguns problemas, inclusive em relação aos motores e novas normas teve que ser retirado de serviço.Era comum ver alguns Electras com pane em um dos motores , e teve até um caso onde ambos se apagaram e o mesmo teve que efetuar um pouso de Emergência sobre o Oceano ,na época de Varig ,Mas seu sucesso é inquestionável ,tanto que voltaram,agora a serviço da FAB em patrulha marítma,sob o nome de P-3 Orion ,cujo Up-Grade esta sendo considerado um dos mais completos no mundo.

    mais uma vez nosso muito obrigado pela participação

    Voar News

    ResponderExcluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação