04/06/2012

Nigéria vive o maior acidente aéreo da história

Nigéria vive o maior acidente aéreo da história 



Com 153vítimas fatais em acidente aéreo Nigéria  acorda de luto




France Presse - LAGOS, Nigéria, 4 Jun 2012 (AFP) -As autoridades da Nigéria anunciaram que os dois motores da aeronave que se acidentou no domingo em sua capital econômica Lagos, matando as 153 pessoas a bordo, registraram falhas antes da queda, e prometeram melhoras na segurança aérea. 



A tripulação "emitiu um pedido de socorro, porque ambos os motores falharam", declarou à AFP o presidente da agência de aviação civil, Herold Demurem, sem informar as causas da pane. 

O Boeing MD83, da companhia nigeriana Dana Air, fazia o voo Abuja-Lagos quando caiu no domingo em um bairro próximo ao aeroporto internacional de Lagos. Todas as pessoas a bordo morreram e o número de vítimas moradoras do local ainda não foi determinado. 


As equipes de resgate continuam com os trabalhos de remoção dos corpos das vítimas dos destroços.

 Familiares de vítimas aguardam na entrada do necrotério de um hospital de Lagos o reconhecimento dos corpos. Segundo um funcionário, mais de cem cadáveres chegaram ao necrotério desde domingo à noite. 



O presidente nigeriano Goodluck Jonathan prometeu nesta segunda-feira, durante uma visita ao local do acidente, tomar medidas para melhorar a segurança aérea. 


"Nós trabalhamos muito para melhorar a aviação deste país", declarou Jonathan. 


"Este incidente é um sério revés para nós", acrescentou, ressaltando que fará tudo o que for possível para que este tipo de acidente "não se repita no país".

 Na manhã desta segunda-feira(03/06) a polícia precisou lançar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu ao redor dos destroços do avião, entre os quais havia muitas pessoas buscando desesperadamente seus familiares enquanto restos da aeronave ainda estavam parcialmente em chamas. 

Desde 1992, ano em que um avião de transporte militar nigeriano se acidentou perto de Lagos causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis grandes catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos de cada vez. 

O avião acidentado no domingo transportava 147 passageiros e seis tripulantes, informou o porta-voz da companhia. O piloto era americano e o co-piloto indiano.

Pelo menos uma caixa-preta da aeronave foi encontrada e encaminhada para a polícia.

Segundo o ministério da Aviação, a aeronave assinalou um problema quando estava a 11 milhas náuticas do aeroporto.

 Ela desapareceu dos radares um minuto depois de lançar este alerta, às 15h30 locais (11h43 no horário de Brasília), informou o ministério em um comunicado. 

O país mais populoso da África deu início a um luto de três dias decretado domingo pelo presidente. Desde o momento da queda o caos reina no local. Milhares de curiosos bloquearam parcialmente as ruas de acesso ao local do acidente, o que impediu a passagem das equipes de socorro e provocou a ação violenta da polícia. 

Os militares que tentavam conter a multidão foram apedrejados e um helicóptero teve dificuldades para aterrissar. 


A situação se acalmou nesta segunda-feira com a presença de reforço policial. 


O avião atingiu um prédio no qual, segundo os vizinhos, havia uma igreja, uma loja e um edifício residencial de dois andares. A aeronave "voou muito baixo durante cinco minutos com um ruído infernal, e bateu em uma zona residencial (...). Depois pegou fogo", contou uma testemunha .


 As bandeiras do país foram hasteadas a meio mastro. Em Washington, um responsável americano enviou suas condolências ao povo nigeriano. "Permitam-me expressar as nossas condolências mais profundas e sinceras às famílias e amigos daqueles que perderam a vida no terrível acidente de avião em Lagos ontem", disse o secretário adjunto de Estado Bill Burns, durante a abertura de um fórum entre os dois países organizado pelo Instituto Americano para a Paz.

Fonte:AFP-via:G1.com
Foto:http://portuguese.cri.cn/
Vídeo:RT News;
||.OfficialEuro2012.||.Entertainment Channel.||-via:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação