31/05/2012

Dia 31 de Maio dia do Comissário de Bordo


Dia 31 de Maio dia do Comissário de Bordo



A todos os Comissário (as) os nossos PARABÉNS pelo seu dia 31 de Maio Profissionais estes que também são responsáveis pelo bom andamento e segurança do voo. Um comissário de bordo ou simplesmente comissário é um oficial que se encarrega da administração, abastecimento e serviço de tripulantes e passageiros, a bordo de um navio .

 A mesma designação também é aplicada aos profissionais da aviação comercial encarregados da segurança e conforto dos passageiros a bordo de uma aeronave. 

 Quando do sexo feminino, este profissional é, formalmente, chamado comissária no Brasil e assistente em Portugal ou, popularmente, respectivamente aeromoça e hospedeira do ar. 

A categoria de comissário está incluída no grupo profissional designado "pessoal de cabine" ou "pessoal navegante comercial" ou até mesmo "tripulação", quando há um grupo de comissários.


Formação e carreira


 Até recentemente, a carreira de comissário da marinha mercante constituía uma profissão regulamentada, à qual só podiam ter acesso profissionais certificados. 


Para se obter a certificação como comissário, era necessário a frequência de um curso especial numa escola náutica ou de formação de oficiais de marinha mercante. Atualmente, contudo, a profissão de comissário deixou de ser certificada e regulamentada internacionalmente e na maioria dos países. 


Assim, cada companhia pode contratar qualquer profissional para exercer as funções de comissário, desde que obedeça a certos critérios mínimos, um dos quais é o de ter um curso superior, normalmente na área da gestão e administração.


 Por exemplo, hoje em dia, é frequente a contratação de profissionais diplomados com cursos superiores de gestão hoteleira para exercerem a função de comissários.


 Em Portugal, por exemplo, a carreira de oficial comissário da marinha mercante incluiu, até 2001, as categorias de praticante de comissário, comissário de 3ª classe, comissário de 2ª classe, comissário de 1ª classe e comissário-chefe. Para se aceder à categoria de praticante de comissário era necessário concluir o bacharelato do Curso Superior de Comissariado da Escola Náutica Infante D. Henrique. Para se atingir a categoria de comissário de 1ª classe ou superior, além da experiência profissional era necessária a conclusão do Curso de Chefias da mesma escola.

Voar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação