17/01/2011

Programa FX3 a presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor

Programa FX3 a presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de caças para a FAB


A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, disseram fontes com conhecimento da decisão à Reuters.

A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Sailva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a a cargo de Dilma.

A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor, disse uma fonte do governo.

Os outros finalistas da licitação, avaliada em pelo menos 4 bilhões de dólares, são o caça Gripen NG, da sueca Saab; e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Na semana passada, Dilma pediu pessoalmente a senadores norte-americanos por garantias adicionais do Congresso dos Estados Unidos para transferência de tecnologia na proposta da Boeing, disseram fontes com conhecimento das conversas.

Nota do Blog:Quem sabe sua Excelência Presidente Dilma Rousseff não opta por um dos antigos concorrentes que no governo anterior foram descartados e que seriam uma ótima opção ,sem contar com os recem lançados caças chineses J-10 já que a China tem uma excelete relação de comercio com o país, ou os Russos que com certeza são mais baratos e poderia levar dois pelo preço de um ! com capacidade de armamento e autonomia em dobro e, aproveitando as recentes compras intermediadas por uma empresa brasileira dos helicópteros Mil-Mi 35 para o Exército Brasileiro, poderia também intermediar as compras junto ao Ministério da Defesa dos Sukhoi SU-35.

Fonte:REUTERS (Por Brian Winter)

3 comentários:

  1. O mais importante é não seguir no que o lula tentava: investir bilhões de dólares de recursos públicos, de um país em que muitos morrem de fome, tomando por base sua amizade e critérios políticos. Ou seja, optando pelo Rafale que foi posto de lado de TODAS as concorrências internacionais que participou.
    Super Hornet, Gripen ou Russos, todos são melhores opções do que o caça frances. Só os Chineses não são uma boa opção, pois ninguém sabe se eles realmente funcionam e se vão ter condições de continuar funcionando ao longo de algumas décadas...

    ResponderExcluir
  2. NÃO SERIA MAIS FACIL E BARATO ADQUIRIR OS DIREITOS
    INDUSTRIAIS E PRODUZIR UMA VERSÃO ATUALIZADA DO F5,VISTO QUE ,QUALQUER OPÇÃO ATUAL,SÓ IRIA SER ADQUIRIDO, MATERIAL INFERIOR AO F22 AMERICANO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é somente o F22 Raptor, mas sim caças que podem suprir a necessidade aérea brasileira. Não será mais fácil produzir uma versão atualizada do F5 Tiger, mesmo do Mirage 2000, pois já foram gastos 776 milhões de reais na manutenção da aviônica e dos armamentos em geral destes. Além do mais, os caças F5 Tiger, Mirage 2000, Rafale, F/A 18 Super Hornet, já são desatualizados, mas não somente em relação aos Norte Americanos,em relação também a todas as atuais potências internacionais militares. Na minha opinião, detalhadamente em relação aos caças, seria melhor investir em propostas com os Suecos tendo em vista o caça Gripen NG, por ser mais barato, ser bastante atualizado, e já estar dentro dos finalistas escolhidos pelo governo brasileiro; além de que é impreterível o adquirimento de aviões melhores para a FAB e que substituindo os aviões antigos, será um jeito de reduzir grandes gastos com a atualização de caças já desatualizados há muito tempo.

      Excluir

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação