25/01/2011

Medvedev acusa administradores de aeroporto por falhas de segurança

Medvedev acusa administradores de aeroporto atacado por falhas de segurança

http://img.allvoices.com/thumbs/event/609/480/69392899-people-wait.jpg


O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou nesta terça-feira que os administradores do aeroporto de Moscou que foi alvo de um atentado suicida devem ser responsabilizados por "óbvias falhas de segurança".

Medvedev prometeu caçar e punir os responsáveis pelo ataque no aeroporto de Domodedovo, que matou 35 pessoas e feriu 110.

Autoriddes do aeroporto negaram ser responsáveis e afirmaram que "cumpriram todos os requisitos" necessários para garantir a segurança do local.

Segundo a mídia russa, um suicida detonou cerca de sete quilos de explosivos TNT no terminal de desembarque internacional.

Segundo fontes do governo russo, três suspeitos de estar por trás do atentado estariam sendo procurados.

As suspeitas sobre o ataque recaíram sobre grupos rebeldes da conflituosa região do Norte do Cáucaso.

Em março do ano passado, o metrô de Moscou foi alvo de duas explosões promovidas por mulheres-bomba da região do Daguestão. Elas se explodiram durante a hora do rush, deixando 40 mortos e ferindo mais de 80.

Segundo analistas, grupos extremistas que lutam pela independência de regiões do Cáucaso têm como objetivo minar a percepção da opinião pública russa de que o presidente e o primeiro-ministro Vladimir Putin estão garantindo uma sociedade segura.


Manchas de sangue

A explosão ocorrida por volta das 16h40 da segunda-feira (11h40 de Brasília) atingiu a movimentada área pública de desembarque internacional, onde os passageiros são recebidos por amigos, parentes e motoristas após passarem pela alfândega.

Testemunhas disseram à TV russa que, antes de detonar os explosivos, o suicida teria gritado: “Vou matar todos vocês!”.

Cenas de pânico se seguiram à explosão, com o local tomado por fumaça e corpos jogados pelo chão.

Manchas espessas de sangue e pedaços de metal retorcido podiam ser vistos sobre o asfalto do lado de fora do saguão de desembarque.

Equipes de emergência passavam pelo local levando os feridos sobre carrinhos de bagagem para levá-los aos hospitais em Moscou.

Entre os mortos estão ao menos oito estrangeiros – dois da Grã-Bretanha, um da Alemanha, um da Bulgária, um do Uzbequistão, um do Quirguistão, um do Tadjiquistão e um da Ucrânia.

Mapa do local atingido pela explosão desta segunda-feira

Segurança reforçada

O presidente Medvedev ordenou que a segurança fosse reforçada em todos os aeroportos do país e que fosse criada uma comissão de inquérito para apurar o caso.

“Depois de episódios similares (em referência a atentados prévios), criamos legislação apropriada. Temos que checar se ela foi aplicada, porque obviamente houve lapsos (de segurança). Temos que chegar ao fundo disso”, disse o presidente.

Ele admitiu que a pobreza, a corrupção e os conflitos no norte do Cáucaso são os maiores problemas internos da Rússia.

Segundo o correspondente da BBC em Moscou Steve Rosenberg, Medvedev, assim como Vladimir Putin antes dele, tem sido incapaz de achar uma solução que traga estabilidade para a região e paz para a Rússia.

Putin, presidente do país entre 2000 e 2008, construiu sua reputação com uma campanha para tentar conter a violência.

Autoridades de segurança internacional se disseram preocupadas com o fato de que, apesar das crescentes medidas de segurança para proteger passageiros e aeronaves, manter a segurança dos próprios aeroportos permanece como um grande desafio.


Fonte:BBC Brasil/Videos :BBC;RT News/foto:allvoices

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação