27/01/2011

ANAC define critérios para tarifas aeroportuárias

ANAC define critérios para tarifas aeroportuárias


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-bSXyJ82qjRn8K2JRtXYezNoztMzq0r2VZbHhgFtsdUImj8dBbLGZA-55Ta0rRagB6qb7Xtqro8O63-k9SrXZo2Ke4yo1M25Klo8OEjlltmDC18CBGQJ_4CAEuwzHpBI-hY05iI2d3pdK/s1600/ANAC.jpg





Até hoje não havia uma norma específica para as tarifas aeroportuárias de pouso, permanência e embarque.

As tarifas são cobradas pelos administradores dos aeroportos das companhias aéreas e dos passageiros, sempre que é utilizada a infraestrutura para voos domésticos ou internacionais.

Uma resolução aprovada ontem (terça-feira, dia 25), pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), definiu que a eficiência e a qualidade de serviço serão os critérios para a cobrança dessas taxas.

Também ficaram definidos os valores teto para as tarifas, com reajustes anuais, e uma revisão a cada cinco anos quando serão novamente calculadas as metas dos aeroportos.

O reajuste anual será efetuado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

Esses parâmetros serão válidos tanto para as tarifas de pouso e permanência – pagas por companhias aéreas, de táxi aéreo ou operadores de aeronaves particulares e outras sempre que utilizam os aeroportos – e para as taxas de embarque – que as empresas aéreas recolhem dos passageiros e repassam para o administrador aeroportuário.

Fonte:Panrotas -por:Savia Reis/Video:Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação