19/01/2011

FX2-França impaciente quer que decisões sejam tomadas em até 4 meses

X2-França impaciente quer que decisões sejam tomadas em até 4 meses

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhkBl0rZBfuX8E2yTTQJG3ZQUSXoJR-3sahaNT5vc1yQNfae3nfVhbSjpogYl90oVhSoAGGHgtFXZ_S2lZOtGD0yUYEB3MnjeJMtDimN6lyuE4T1EDIcICmUdsIV-i4KPorTv0a0vT8631/s400/Sarkozy.jpg


O Ministério da Defesa da França espera que o governo brasileiro defina em “três ou quatro meses” o projeto FX-2, processo de seleção para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O prazo foi confirmado pelo ministro Alain Juppé, que veio ao Brasil para a posse de Dilma Rousseff e, na ocasião, recebeu a notícia de que o caso seria reavaliado pelo novo governo.

Esse prazo foi passado aos franceses pelo governo brasileiro, segundo Juppé. Dilma quer analisar os relatórios do projeto antes de sacramentar a compra, que pode custar de US$ 4 bilhões a US$ 7 bilhões.

Anteontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, explicou que a intenção do governo é tomar uma decisão em até seis meses. “Não vamos começar da estaca zero, porque seria começar o processo todo de novo, e não é isso”, afirmou.

Dilma já tem em mãos o relatório preparado pela pasta de Jobim(Melhor esquecer esta pasta e abrir outra ) que aponta o Rafale como o único modelo capaz de seguir efetivamente as regras estabelecidas pela Estratégia Nacional de Defesa.(Puro jogo de propina e Interesse dele...) A prioridade é a transferência de tecnologia.

"Confiança."?

Por isso, o discurso das autoridades francesas é otimista. “Acho que podemos ficar confiantes”, afirmou Juppé, ao retornar a Paris, há uma semana. Christine Lagarde, ministra da Economia, ponderou que é natural que Dilma queira se inteirar do tema.(Natural uma OVA! ela tem o dever e o Direito afinal foi eleita para tal)

“É preciso afirmar sua autoridade, é legítimo”, (ela não precisa afirmar autoridade ,pois ela já é autoridade máxima dentro do governo )afirmou à rádio Europe 1. “Houve um enorme trabalho prévio.(Que trabalho ?! fizeram as mesmas coisas que os outros concorrente ...a não ser pelas biritas extras !) Espero que os frutos do trabalho sejam levados em consideração. Estamos de dedos cruzados.”(Lógico nunca venderam para país algum e agora, prestes a faturar em cima dos tupiniquins aqui estão desesperados!)

Fontes do meio industrial ouvidas pelo Estado ontem confirmam que o prazo estimado para uma resposta seja de três a quatro meses( Já esperaram mais de Dez anos e agora querem e se acham no direito de precionar ...?).

Mas o momento é de espera para as companhias concorrentes – além da francesa Dassault Aviation, participam a americana Boeing e a sueca Saab.

“A bola neste momento está no campo do Brasil”, disse um executivo francês. “Estamos esperando um anúncio sobre com quem serão abertas negociações exclusivas.

Depois disso, haverá vários meses, talvez um ano, de negociações jurídicas sobre o contrato, para que então seja conhecido o preço final.”

A Dassault, fabricante do Rafale – o preferido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e concorrente do Boeing F-18 Super Hornet e do Saab Gripen NG -, não comenta o assunto.


NOTA do BLOG:Este "Ministro da Defesa "que não tem conhecimento técnico algum ,já deixou claro que a decisão de sua pasta é meramente contraditória às indicações da FAB e da Embraer que tem todo um respaudo técnico para escolha de seus vetores,a FAB por ser quem irá operar e efetuar as manutenções ,e por falar em manutenção os Mirrage 2000 recem adiquiridos usados pela FAB ,foram retirados de serviço prematuramente por questões de manutenção e segurança pois não estavam conseguindo manter os mesmos(Mirrage 2000) em condições operacionais de voo e segurança.

Devemndo lembrar também que deve ser visto a necessidade do país junto aocenário mundial onde quer se inserir,natureza estratégica e econômica onde necessidade VS possibilidade,onde estão inseridos preços ,custos , geração de mão de obra transferência de tecnologia,entre outros,e por falar em transferencia de tecnologia ,caberia a Embraer ter o voto chave pois é a única empresa nacional com capacidade ,e Knowhow para absorver tal experiência e dar andamento ao projeto.

Mas como já dito o Sr "Ministro da Defesa" deixou claro que a escolha por parte dele é pura e simplismente orgulhosa e pretenciosa(cheagando a beira do ímpeto adolescente) ,não levando em conta os critérios técnicos e de soberania .

Será que a sua Excelência Presidente Dilma Rouseff ,que aparenta ter sensatez irá se basear em decisões impulsivas e prepotentes de uma pessoa que já demonstrou não ter compentência para ocupar tal cadeira?... é esperar para ver...

O futuro da soberania esta nas mãos infelizmente de burrocratas e políticos que desconhecem a constituição.

Como diz o Ex-Ministro do Superior Tribunal Militar Flavio Flores Cunha Bierrenbach"É uma questão de soberania".

Após uma década de marchas ,contramarchas,especulações,a novela de caças para a FAB(Programa FX)pelo visto ainda terá alguns capítulos.

Tal assunto poderia ter sido resolvido sem os flashs que tornaram o programa FX uma estrela de BBB dando visão à mídia internacional.

Devemos lembrar aos integrantes burrocratas deste e do governo passado que a aquisisção de equipamentos militares não estão sujeitas aos princípios comuns das licitações que a constituição estabelece como parâmetro para administração Pública.

São critérios puramente militares,técnicos e operacionais que compõe uma equação exata para revelar a melhor relação custo benefício para o País.

No Estado Democrático de Direito -quem diz o que o País quer de suas Forças Armadas é a Constituição.

Cabe ao Governo dizer como quer.

Logo quem tem direito de tomar decisões políticas é o Titular do poder político, eleito pelo povo. Ou seja a Excelentíssima Presidente da República Federativa do Brasil Sra Dilma Rouseff,e não uns borra-botas puxadores de .... parecendo crianças na vitríne de uma loja de brinquedos pedindo "compra mãe ,compraaaa eu quero!!!".

O desgaste político que o passar do tempo provoca durante toda a longa novela FX que já dura mais ou menos dez anos se não me engano,cria um clima de indagações seja no congresso,seja na imprensa ou na comunidade internacional.

A cada capítulo ficamos mais sugeitos ao desgaste, e a descredibilidade dentro do cenário a que se deseja adentrar.

Já surgiram políticos que levantaram a questão da real necessidade de tais aeronaves e que todo este dinheiro poderia ser melhor empregado em outros locais (seria melhor dizer distribuir para todos ).

Pois digo... é uma questão de soberania ,pois sem esta tudo se perde ,Objetivos ,Princípios e Direitos.

Para manter a soberania a Constituição elege as forças Armadas,e para manter a soberania do Espaço Aéreo a Constituição confia a Força Aérea Brasileira.

Compete ao governo dotar as Forças Armadas de meios,condições materiais e humanas para que cumpram sua missão.

Sem Forças Armadas não há soberania,sem soberania não há Pátria.


Fonte: O Estado de São Paulo – Por:Andrei Netto e Tania Monteiro comentários Voar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação