25/01/2011

TAM estima alta de até 18% na demanda doméstica em 2011

TAM estima alta de até 18% na demanda doméstica em 2011

http://promocaoaerea.com/wp-content/uploads/2010/11/passagens-baratas-tam.jpg

A companhia aérea TAM anunciou nesta terça-feira que espera um crescimento da demanda do mercado doméstico de entre 15 e 18 por cento em 2011, numa desaceleração depois da expansão de 23,5 por cento de 2010.

A expectativa para o crescimento da demanda doméstica da companhia aérea líder no país ficou acima das estimativas da rival mais próxima Gol, que no início do mês previu alta de 10 a 15 por cento este ano.

A TAM informou ainda que espera que a taxa de ocupação de passageiros de suas aeronaves fique entre 73 e 75 por cento este ano, perto das estimativas da Gol, que prevê ocupação de cerca de 70 por cento dos assentos de suas aeronaves em 2011.

"Em 2011 a demanda deverá continuar aquecida, sendo impulsionada tanto por passageiros viajantes a negócios, quanto por viajantes a lazer. Como resultado da combinação do crescimento do PIB e aumento de novos passageiros, estimamos que a demanda do mercado doméstico irá crescer entre 15 e 18 por cento", afirma a TAM em comunicado ao mercado.

A empresa não fez estimativas precisas para yield médio, um importante indicador que mede preços cobrados por passagens aéreas. Mas afirmou que a combinação de maior volume de passageiros fora dos horários de pico e maiores taxas de ocupação de aeronaves "faz com que acreditemos que a recuperação dos yields coexistirá com aumentos expressivos de demanda".

Em termos de oferta, a TAM prevê ampliar o número de assentos em 2011 em 10 a 13 por cento, adicionando 7 aviões à frota e duas novas frequências no mercado internacional.

O custo medido pelo medidor "Cask", relacionado à oferta de lugares nos aviões, cairá 5 por cento em 2011 sobre 2010, sem considerar despesas com combustível, espera a TAM.

A companhia aérea estima que o preço médio do barril do petróleo WTI em 2011 será de 93 dólares o barril, acima da cotação desta terça-feira, na casa dos 86 dólares.

Fonte:REUTERS-Por Alberto Alerigi Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação