30/05/2012

Aeroporto tem sistema que substitui controladores aéreos


Aeroporto tem sistema que substitui controladores aéreos


 Amanhã, o Aeroporto de Madri-Barajas, na capital espanhola, dá continuidade ao projeto de implantação do “serviço de direção de plataforma” (SDP) em sua segunda etapa, implementando-o nos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto. 

O serviço realiza de modo automatizado o direcionamento das aeronaves desde o pátio de estacionamento até a área de rodagem e vice-versa, substituindo o trabalho dos controladores aéreos nessa atividade. 

No lugar deles, são utilizados os operadores SDP, que funciona no terminal 4 de Barajas desde novembro.  Segundo o Ministério de Fomento, responsável pela iniciativa, a primeira fase de implantação do serviço resultou em cerca de 463 aviões guiados diariamente, sim prejuízos na pontualidade ou segurança para a aviação. 

De acordo com o ministério espanhol, as principais vantagens do novo serviço são o aumento da eficiência e a redução de custos, além da utilização de funcionários específicos para cada fim, modernizando a gestão aeroportuária. Em relação à redução de custos, o Ministério de Fomento estima em 6 milhões de euros ao ano a economia com a implantação do SDP.

Fonte:PanRotas-Reportagem de :Maria Izabel Reigada
Foto:lecycpicorelli-arquitetura.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação