Helicóptero não tripulado K-MAX bate recorde de carga
O helicóptero não tripulado KMAX sendo desenvolvido pela Kaman e a Lockheed Martin demonstrou sua capacidade levando uma carga útil de 2,2 toneladas a 3300 metros de altitude no campo de provas do Exército americano em Yuma, no Arizona.
O projeto não tem rotor de cauda, e tem um sistema de dupla hélice contra-rotativa
Eles vão manter um posto de comando para ser usado opcionalmente por um piloto humano.
estou fazendo um trabalho sobre o k-max e estou a procura de informações sobre o funcionamento dos rotores e contrloes de vôo
ResponderExcluirPrezado leitor Mais uma vez o nosso muito obrigado pela participação!
ResponderExcluirEm 1937 o Dr.Heinrich Focker na Alemanha ,construiu com sucesso uma máquina ,usando dois rotores,lado a lado ,com rotações em sentido opostos,os rotores eram inclinados levemente para dentro(para atrás),para prover estabilidade diedral,funcionavam exatamente como sa asas dos aviões convencionais o aparelho tinha uma hélice fixa.De 1935 a 1943,Antoine Flettner,na Alemanha,iniciou(1935),com um aparelho equipado ,com um rotor principal simple e dois rotores Anti-torque ,que foram montados verticalmente e outro atrás.Variando o ângulo de ataque ,os rotores propulsavam o aparelho e ao mesmo tempo contrariavam o torque ,embora esta idéia tenha sido abandoneda em 1937,este tipo mais tarde veio a ser chamado de "Sincróptero",os eixos ou mastros dos rotores formavam um ângulo de 24° com uma linha vertical e perpendicular ao eixo transversal da aeronave,cada rotor tinha duas pás;e giravam em sentidos opostos.
O aparelho subiu com duas pessoas e voou a uma velocidade acima de 90Mph e num período de cinco anos foram construídas 22 máquinas.
Atualmente o Sicroptero é nos EUA fabricado pela KAMAM AIRCRAFT CORPORATION.
Bom pelo que sei em relação aos comandos :Para avante, o plano de rotação dos rotores se inclinam para frente.
- Para ré, o plano de rotação dos rotores se inclinam para trás.
- Para o lado, apenas um dos planos de rotação dos rotores se inclina lateralmente.
- Para girar no próprio eixo vertical, cada um dos planos de rotação dos rotores se inclinam e sentidos opostos.
- Observe-se que o arranjo de rotores do K-MAX nada mais é doque uma variação dos rotores em também utilizados no Chinook e no Sea Knigth.
- Esse desing por utilizar planos contra-rotativos dispensam o uso do rotor de cauda ou rotor anti-torque, direcionando a parte de potência que seria utillizada no anti-torque para o efeito de sustentação.
- Esse desing foi deixado de lado em virtude da limitação de velocidade e por conta do ruído provacado pelo batimento das pás, contudo é insuperável quando se trata de içamento de cargas.
mais informações O Sr poderá ver em tipos de rotores em:http://en.wikipedia.org/wiki/Helicopter_rotor
Espero ter ajudado e Boa Sorte com o trabalho
Atenciosamente :Voar News