28/12/2010

Google Lunar X Prize-Romênia apresenta seu projeto E-111

Romênia apresenta seu projeto E-111 para competir no Google Lunar X Prize


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A ARCA, da Romênia, apresentou hoje o projeto de uma aeronave supersônica com flutuadores para a competição Google Lunar X Prize. A aeronave chamada de E-111, será lançada de um foguete lunar Haas II a partir de uma altitude de 16.000 m ae na velocidade de Mach 1,5. O mais interessante é que o projeto se baseia no protótipo do caça norte americano Northrop YF-23, com um nariz do MiG-29. Veja a seguir um vídeo sobre o projeto.

O programa E-111 visa criar uma aeronave supersônica para grandes altitudes que pretende aumentar a capacidade do foguete lunar HAAS II da ARCA na competição, e desenvolver com essa nova aeronave as tecnologias relacionadas ao turismo espacial.

Detalhes do proejto E-111 da ARCA

Uma sequência típica de voo dessa aeronave inclui a decolagem a partir do mar, seguido de uma aceleração horizontal em velocidades baixas subsônicas, seguido de uma rápida ascenção, em aproximadamente dois minutos, para uma altitude de 48.000 pés.

Nessa altitude a aeronave libera seu foguete Haas II, e então segue seu próprio voo.

O E–111 sem sua carga impulsionadora retornará em voo planado para a terra pousando mais uma vez no mar.

O E–111 terá capacidade de voo supersônico de Mach 1,5 à 48.000 pés, conectado com um foguete Haas II, e com o desenvolvimento da tecnologia de turismo espacial, poderá tingir velocidades de Mach 2,6 numa altitude de 90.000 pés.

Para decolar o E-111 poderá decolar do mar e em poucos minutos atingir velocidade supersônica. (Foto: ARCA)

A aeronave E-111 deve ser finalizada na metade de 2012, seguido de uma primeira decolagem no final de 2012.

O primeiro voo supersônico está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2013.

A aeronave será a primeira supersônica da Romênia. (Foto: ARCA)

A aeronave terá uma tripulação de duas pessoas, o piloto e o navegador, e visa se tornar a primeira aeronave supersônica da Romênia.

A cabine da aeronave é destacável e é equipada com dois paraquedas acionados por foguetes.

A cabine somente poderá ser separada da aeronave em velocidades entre Mach 0 e 1,2 e em alturas de 300 pés, podendo retornar a tripulação em segurança até o solo.



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