03/12/2010

Blacker Than Black By NASA

Cientistas da NASA desenvolvem material baseado em nanotecnologia

Carbon nanotubes

Cientistas da NASA desenvolvem material capaz de melhorar as medições e observações feitas a longas distâncias no espaço.



Preto é Preto correto ?

De acordo com engenheiros da NASA não é bem assim.

A NASA está desenvolvendo um material que teria a tonalidade mais escura que a propria cor preta,ele irá ajudar os cientistas a recolher medições difíceis de serem feitas com os atuais materiais e melhorar as observações de objetos astronomicos invisíveis,como planetas do tamanho da terra em órbita ao redor de outras estrelas .

http://www.nasa.gov/images/content/503389main_HAGOPIAN226.jpg O material baseado em nanotecnologia esta sendo desenvolvido por uma equipe de 10 técnicosda NASA, do Goddard Space Flight Center em Greenbelt -Maryland.

O material é uma fina camada de nanotubos de carbono com paredes multiplas-minusculos tubos ocos feitos de carbono puro,com uma espessura de 10.000 vezes mais finos que um fio de cabelo humano.

http://www.nasa.gov/images/content/503375main_nanotubes_226.jpg Os nanotubos tem uma multiplicidade de uso em potencial ,principalmente no campo eletrônico e em materiais avançados,devido a suas propriedades únicas e uma força extraordinária.

Porém dentre suas aplicações a NASA está interessada apenas em suprimir os raios de luz que ricocheteiam nos instrumentos e contaminam as medições melhor que pinturas.

"Esta é uma tecnologia que nos oferece um grande retorno",disse o engenheiro Leroy Sparr que está trabalhando na comprovação de sua eficácia no Centro Oceânico de Radiometria para avaliação de Carbono (ORCA),a próxima geração de instrumentos será projetado para medição de fotossíntese marinha.

"Este material é melhor do que tinta preta" que geralmente é usado por designers de instrumentos da NASA para suprir a dispersão de luz,disse ele.

A tecnologia funciona por causa de sua habilidade de super- absorção .

http://www.ecuadorciencia.org/images/nanotecnologia/nanotubo-carbono2.jpg Os nanotubos se embalam na vertical ficando parecidos com um tapete felpudo,absorvendo até 99,5% da luz que os atinge. Em outras palavras pouquíssimos fotons são refletidos para fora dos revestimentos dos nanotubos de carbono,oque significa que a luz difusa não pode refletir nas superfícies e assim não interferindo coma luz que os cientistas realmente querem medir.

O olho humano só consegue ver a cor preta ,porque o material só reflete uma pequena porção de luz para fora.

Fonte:NASA/Tradução e adaptação de texto:Voar News/Vídeo: NASA TV-via Youtube/fotos NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação